Coronavírus: sobe para 12 o número de casos suspeitos no Brasil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/01/2020 às 16:34
Nova variante do coronavírus se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, e não havia sido identificada em humanos anteriormente (Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem)
Nova variante do coronavírus se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, e não havia sido identificada em humanos anteriormente (Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem) FOTO: Nova variante do coronavírus se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, e não havia sido identificada em humanos anteriormente (Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem)

Após divulgar nesta sexta-feira (31) um balanço de casos suspeitos de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde atualizou novamente os dados horas depois, após exames descartarem um caso suspeito em Minas Gerais. Com isso, o número de casos no Brasil é de 12 suspeitos e 10 descartados. Além do Ceará (1) , os outros casos suspeitos estão em São Paulo (7), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2) e Santa Catarina (1).

Leia também:

Coronavírus: veja lista de hospitais que serão referência em Pernambuco

Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, apresentaram febre e, pelo menos, um sinal ou sintoma respiratório, além de terem viajado para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

O caso suspeito em Minas Gerais passou por três exames diferentes e todos deram negativo para o novo coronavírus. A informação do Ministério foi corrigida pelo secretário de vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, durante uma coletiva de imprensa para atualizar o monitoramento no País. O caso do Rio de Janeiro, anunciado esta semana como suspeito, também foi descartado.

Na China, são 213 mortos e mais de 10 mil casos confirmados, segundo o balanço oficial desta sexta-feira (31). Quase todas as vítimas se encontram na província de Hubei (centro), cuja capital é Wuhan.

Assista a vídeo: