Arboviroses: Pernambuco investiga suas duas primeiras mortes em 2020

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/01/2020 às 13:27
Além das mortes, Pernambuco já registra quatro casos de dengue com sinais de
alarme, que são os quadros em que há gravidade (Foto: Pixabay/Banco de Imagens)
Além das mortes, Pernambuco já registra quatro casos de dengue com sinais de alarme, que são os quadros em que há gravidade (Foto: Pixabay/Banco de Imagens) FOTO: Além das mortes, Pernambuco já registra quatro casos de dengue com sinais de alarme, que são os quadros em que há gravidade (Foto: Pixabay/Banco de Imagens)

Pernambuco já investiga este ano, pelo menos, dois óbitos suspeitos por arboviroses, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O dado corresponde às duas primeiras semanas epidemiológicas de 2020, que inclui notificações feitas até o último dia 11 de janeiro. Além disso, o Estado registra quatro casos de dengue com sinais de

alarme, que são os quadros em que há gravidade. Essa é uma versão dá doença cujos sintomas vão além da febre e dores no corpo. A pessoa apresenta sangramentos, palidez, sudorese e comprometimento de alguns órgãos.

Em 2020, também segundo a SES, já foram registrados 173 casos suspeitos de dengue ao todo (com 14 confirmações), em 41 municípios do estado de Pernambuco. Em relação à chicungunha, foram notificados 33 casos em 16 municípios, e houve uma confirmação. Para zika, até o momento, houve notificação de um caso suspeito.

Outro detalhe do balanço da SES é que 125 (67,9%) dos 184 municípios pernambucanos estão em situação de risco para transmissão elevada, sendo 34 (18,5%) em situação de risco de surto, 91 (49,5%) em situação de alerta e 59 (32,1%) municípios em situação satisfatória.