UPA do Ibura começa a oferecer atendimento oftalmológico 24 horas por dia em todos os dias da semana

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/01/2020 às 8:39
Luan Aguiar foi à UPA do Ibura para tratar uma inflamação decorrente de corpo estranho no olho (Foto: Bobby Fabisak)
Luan Aguiar foi à UPA do Ibura para tratar uma inflamação decorrente de corpo estranho no olho (Foto: Bobby Fabisak) FOTO: Luan Aguiar foi à UPA do Ibura para tratar uma inflamação decorrente de corpo estranho no olho (Foto: Bobby Fabisak)

Com a readequação do serviço de emergência da Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) abre as portas, nesta sexta-feira (17), da assistência oftalmológica de urgência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana. É a primeira emergência da rede pública ligada à SES que passa a oferecer cuidados oftalmológicos 24 horas por dia em todos os dias da semana. Dessa maneira, a UPA passa a ter capacidade para atender até 144 pessoas por dia.

Ainda neste semestre, segundo o secretário Estadual de Saúde, André Longo, será implantado o mesmo serviço na UPA de Paulista, localizada em Jardim Paulista, no Grande Recife. “Essa ampliação também inclui outra empresa da especialidade que se credenciará (ao SUS), e o processo ainda está para ser concluído. Serão oferecidos serviços de urgência e cirurgia, além de outros cuidados. Tudo isso ajudará bastante a população que precisa de tratamento oftalmológico na Região Metropolitana do Recife”, diz André Longo, que lança na manhã de hoje o Plano de Descentralização da Oftalmologia de Pernambuco.

Leia também:

Coçar os olhos pode agravar deformidade na córnea e aumentar grau de astigmatismo

Esse processo, segundo Longo, tem como objetivo tirar a sobrecarga de pacientes da FAV e também ampliar a assistência com diagnóstico e tratamento precoce dos problemas oculares. Desse modo, cerca de 300 pacientes que seriam atendidos diariamente pela FAV passam gradualmente a ser assistidos pela UPA.

O serviço, na unidade do Ibura, funciona por demanda espontânea – ou seja, tem portas abertas, sem necessidade de agendamento do atendimento. A unidade conta com dois oftalmologistas por plantão (a cada 12 horas) para atender casos de conjuntivite, traumas, lesões agudas e acidentes com substância química, entre outros.

Depoimento

Na quinta-feira (16), o ajudante de refrigeração Luan Cleydson de Aguiar, 30 anos, foi à UPA do Ibura para retirar um tampão ocular como parte do tratamento de uma inflamação decorrente de corpo estranho do olho. “Enquanto eu trabalhava, na última segunda-feira (13), uma limalha de ferro prejudicou a visão. Estava sem proteção adequada. Meu olho ficou vermelho, irritado e inchado. Já retirei o tampão e estou usando colírios. Volto para a UPA no domingo para ver se a inflamação passou. O atendimento foi muito rápido”, contou Luan.

Assim como ele, de 400 a 500 pessoas procuram um serviço de urgência oftalmológica por dia em Pernambuco, segundo a SES. “Por isso, criamos essa descentralização. Consequentemente, diminui em um terço a demanda da FAV na emergência. De 100 pacientes que chegam a uma unidade para atendimento (em saúde ocular), de 5% a 10% apenas precisarão de alguma cirurgia. Para essa alta complexidade, contamos com a FAV, o IOR (Instituto de Olhos do Recife) e o Seope (Serviço Oftalmológico de Pernambuco)”, destaca Longo. O Estado de Pernambuco também contratualiza serviços com o Hospital de Olhos Santa Luzia.

Para o funcionamento da UPA do Ibura, a SES investirá cerca de R$ 2,8 milhões por ano, destinados ao pagamento de profissionais do serviço e à compra de insumos específicos.