Christmas Blues: entenda por que alguns pessoas vivem a melancolia de Natal

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/12/2019 às 11:18
Christmas Blues é uma tristeza temporária que desponta no fim do ano em algumas pessoas. É uma condição ligada ao estresse decorrente de relações conflituosas, solidão, dificuldades financeiras e até à correria com os preparativos para as festas (Foto: Freepik/Banco de Imagens)
Christmas Blues é uma tristeza temporária que desponta no fim do ano em algumas pessoas. É uma condição ligada ao estresse decorrente de relações conflituosas, solidão, dificuldades financeiras e até à correria com os preparativos para as festas (Foto: Freepik/Banco de Imagens) FOTO: Christmas Blues é uma tristeza temporária que desponta no fim do ano em algumas pessoas. É uma condição ligada ao estresse decorrente de relações conflituosas, solidão, dificuldades financeiras e até à correria com os preparativos para as festas (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

As festas de fim de ano geralmente estão associadas à celebração, esperança e renovação. Para algumas pessoas, no entanto, a temporada natalina e a proximidade do novo ano podem levar a uma condição chamada Christmas Blues (expressão do inglês que remete a uma melancolia natalina). Com a chegada do Natal, algumas pessoas ficam profundamente tristes e angustiados, preferindo o isolamento ao convívio com amigos e parentes.

É uma tristeza temporária que desponta no fim do ano em algumas pessoas. É uma condição ligada ao estresse decorrente de relações conflituosas, solidão, dificuldades financeiras e até à correria com os preparativos para as festas.

“Geralmente tem duração breve, de alguns dias a semanas. Em muitos casos, termina quando as festividades passam e a rotina é retomada. Caso a pessoa não se sinta bem, confortável, mesmo após essa passagem, é preciso um acompanhamento especializado”, orienta a psicóloga Carmen Régis.

Não vale confundir os sintomas de Christmas Blues com os da depressão, que é um transtorno mental caracterizado por um conjunto de sintomas, que podem ou não incluir a tristeza. Só o diagnóstico, feito por um médico psiquiatra, pode diferenciar ambos os quadros.