Pernambuco confirma 65 casos de sarampo; nova fase da campanha de vacinação começa em novembro

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/10/2019 às 16:49
A vacinação é a principal forma de proteção contra sarampo (Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem)
A vacinação é a principal forma de proteção contra sarampo (Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem) FOTO: A vacinação é a principal forma de proteção contra sarampo (Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem)

Pernambuco confirma 65 casos de sarampo nos municípios do Recife (5), Jaboatão dos Guararapes (1), Bezerros (1), Caruaru (6), Frei Miguelinho (1), Santa Cruz do Capibaribe (11), Taquaritinga do Norte (23), Toritama (7) e Vertentes (10). Os números incluem os casos deste ano, até o último dia 19. Ao todo, 942 casos foram notificados como suspeitos. Além dos 65 confirmados, 332 foram descartados e os demais estão em investigação.

Na última sexta-feira (25), teve fim a campanha de vacinação contra o sarampo voltada para crianças de 6 meses a 4 anos. Foram aplicadas, durante o período da ação, mais de 100 mil doses da vacina tríplice viral. Até o momento, Pernambuco já conseguiu uma cobertura de 106,11% na primeira dose nas crianças com 1 ano. Ao todo, no Estado, entre janeiro e outubro, mais de 550 mil doses foram aplicadas.

Com o fim da primeira fase da campanha, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, volta à rotina nos postos de saúde. O esquema vacinal contra a doença preconiza a dose zero em crianças entre 6 meses e 11 meses. Ao completar 1 ano, a criança deve tomar a primeira dose e, três meses depois, a segunda - ou seja, as crianças a partir dos 6 meses de idade precisam tomas 3 doses do imunizante.

A partir dos 2 anos, caso o menino ou menina ainda não tenha começado o esquema vacinal, duas doses devem ser feitas com um intervalo de um mês entre elas. Além disso, indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade, devem tomar 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Já as pessoas entre 30 e 49 anos de idade ainda não vacinadas devem tomar 1 dose da vacina. Os profissionais de saúde precisam de 2 doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, independente da idade.

Em novembro, entre os dias 18 e 30, terá início a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. O público-alvo serão os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos.