Outubro Rosa: Hospital da Mulher terá mamografia por livre demanda, ações educativas e corrida

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/09/2019 às 10:12
Para 2019, são esperados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil (Foto: JC Imagem)
Para 2019, são esperados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil (Foto: JC Imagem) FOTO: Para 2019, são esperados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil (Foto: JC Imagem)

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, Zona Oeste do Recife, já está com a programação pronta para o Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A abertura será no próximo dia 1° (terça-feira), quando as mulheres terão acesso a exames de mamografia por livre demanda, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. “O movimento, que é mundial, prevê o compartilhamento de informações para a conscientização sobre a doença. Por isso, faremos também diversas palestras educativas. E ainda disponibilizaremos atividades de autocuidado como limpeza de pele e massoterapia”, informa a diretora-geral do HMR, Isabela Coutinho.

"O Outubro Rosa prevê o compartilhamento de informações para a conscientização sobre a doença", destaca a médica Isabela Coutinho (Foto: Heudes Régis/Acervo JC Imagem)

Além do dia 1º/10, a campanha acontecerá nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro. Em cada uma dos cinco dias, serão oferecidas 30 mamografias, sendo 15 pela manhã e 15 à tarde. Para ter acesso ao exame, a paciente precisa ter o cartão SUS do Recife e idade entre 50 e 69 anos. O atendimento será feito por ordem de chegada.

Leia também:

TV JC: ginecologista esclarece as dúvidas mais comuns sobre câncer de mama

A novidade da campanha no Hospital da Mulher, este ano, será a realização da 1ª Corrida Outubro Rosa, no dia 27 de outubro (domingo), no estacionamento da unidade. O percurso é de cinco quilômetros e os três primeiros colocados, tanto na categoria masculina como na feminina, receberão medalhas e bicicletas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 10 de outubro, no próprio hospital. A inscrição custa R$ 30.