publicidade
18/09/19
Dose zero da vacina contra sarampo deve contemplar meninos e meninas de 6 meses a 11 meses de vida, que totalizam 68 mil em Pernambuco (Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem)
Dose zero da vacina contra sarampo deve contemplar meninos e meninas de 6 meses a 11 meses de vida, que totalizam 68 mil em Pernambuco (Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem)

Sobe para 15 o número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco

18 / set
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 18/09/2019 às 15:26

Pernambuco tem mais um caso confirmado de sarampo de um morador de Taquaritinga do Norte, município do Agreste do Estado. Trata-se de um menino de 6 meses, notificado por um serviço de saúde da Paraíba e que teve o início dos sintomas em agosto. A criança já retornou à cidade e está bem. Com esse, sobe para 15 o número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco: 6 em Taquaritinga do Norte (incluindo uma morte), 3 no Recife, 3 em Caruaru, 1 em Frei Miguelinho, 1 em Santa Cruz do Capibaribe e 1 em Vertentes. Até o último dia 13, Pernambuco notificou 673 casos suspeitos de sarampo, com 98 descartes e 15 confirmações. Os demais seguem em investigação.

O Programa Estadual de Imunização reforça que, desde janeiro, já distribuiu mais de 756 mil doses da vacina tríplice viral para os municípios pernambucanos. Desse total, 242 mil foram doses extras distribuídas apenas entre agosto e setembro. O Programa destaca, ainda, que, desde a segunda quinzena de agosto, ficou instituída, em todo o País, a vacinação de crianças entre 6 meses e 11 meses.

Todos os meninos e meninas dessa faixa etária, que totalizam 68 mil em Pernambuco, devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante lembrar, ainda, que essa será considerada a “dose zero”, sendo necessário seguir com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose, finalizando com um reforço aos 15 meses.

No público com 1 ano, atualmente, Pernambuco está com um percentual de 87,6% de vacinação da primeira dose da tríplice e de 65,4% na segunda dose. A meta mínima em ambas é de 95%.


FECHAR