Sarampo: primeira morte pela doença é confirmada em São Paulo neste século

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/08/2019 às 14:52
Homem de 42 anos, que morreu por sarampo, não tinha histórico de imunização contra a doença (Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem)
Homem de 42 anos, que morreu por sarampo, não tinha histórico de imunização contra a doença (Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem) FOTO: Homem de 42 anos, que morreu por sarampo, não tinha histórico de imunização contra a doença (Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem)

Com informações da Agência Brasil

A cidade de São Paulo registrou, nesta semana, a primeira morte por sarampo em 2019. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a vítima é um homem de 42 anos, sem histórico de imunização contra a doença. O óbito por sarampo foi confirmado na terça-feira (27) e divulgado nesta quarta (28). É o primeiro caso relatado, na capital paulista, desde ao menos o ano de 1997. Em 2018, foram confirmados 12 mortes por sarampo em três Unidades Federadas da região norte (Amazonas, Roraima e Pará). Desse total, 50% (6) eram menores de 1 ano de idade.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 2.457 casos de sarampo já foram confirmados em todo o estado neste ano. Deste total, 66,6% se concentram na capital, que registrou 1.637 casos.

Leia também:

Sarampo: ‘estou 100% recuperada’, diz a paciente zero do surto em Pernambuco

Para prevenir a doença, São Paulo continua com a campanha de vacinação contra o sarampo para bebês com idade entre 6 meses e menos de 12 meses. A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e óbitos e representa cerca de 13% do total de casos registrados no estado.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos na faixa de 1 ano a 29 anos, devem ter pelo menos duas doses da vacina contra o sarampo. Acima dessa faixa, até 59 anos, é preciso receber pelo menos uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, público que, potencialmente, teve contato com o vírus do sarampo no passado. Além de proteger contra o sarampo, a vacina tríplice viral imuniza contra rubéola e caxumba.

Por causa do grande número de casos de sarampo na capital, a prefeitura prorrogou a campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 31 deste mês. Todas as crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias e todas as pessoas na faixa entre 15 e 29 anos devem ser vacinadas, independentemente do número de doses tomadas anteriormente.