Casa do Coração inicia atendimento gratuito com portas abertas para pacientes e doadores

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/08/2019 às 10:21
A Casa do Coração fica no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, e realiza consultas e exames para pacientes do SUS  (Foto: Divulgação)
A Casa do Coração fica no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, e realiza consultas e exames para pacientes do SUS (Foto: Divulgação) FOTO: A Casa do Coração fica no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, e realiza consultas e exames para pacientes do SUS (Foto: Divulgação)

Há 25 anos trabalhando para facilitar o tratamento de crianças com doença cardíaca no Nordeste, a organização não governamental (ONG) Círculo do Coração abre as portas da Casa do Coração nesta quinta-feira (22). Com o apoio de voluntários e doações, o imóvel cedido pela fundadora e diretora Sandra Mattos, localizado na Rua Nossa Senhora da Glória, 203, no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, começa a realizar o atendimento ambulatorial gratuito, com exames, consultas e encaminhamentos. As marcações de consultas para gestantes e crianças podem ser feitas pelos telefones 81 3204-5760 e 81 98129-8136 (WhatsApp), mediante encaminhamento de médicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Casa do Coração atende fetos, bebês e crianças encaminhados pelo serviço público com diagnóstico ou suspeita de doença cardíaca, pacientes oncológicos, com microcefalia ou outras condições clínicas ou genéticas que indiquem a necessidade de acompanhamento ou tratamento especializado em cardiopediatria.

Nestas quinta e sexta-feira (dias 22 e 23), o espaço, que também tem como missão capacitar profissionais de saúde, realiza o curso de ecocardiografia com strain, voltado para uma avaliação da função miocárdica mais refinada, utilizando equipamentos de última geração cedidos pelas empresas Philips e GE. As aulas teórico-práticas serão coordenadas pela médica Deborah Trevisan, que comanda o departamento de oncopediatria da ONG.

A Casa do Coração está de portas abertas para pacientes e doadores.

Veja como você pode contribuir

Beneficiário: Círculo do Coração de Pernambuco

CNPJ: 00.286.731-0001/45

Banco 001 - Banco do Brasil

Ag. 4118-1 Conta corrente: 28.459/9

Banco 237 - Bradesco

Ag. 1058 Conta Corrente: 032957-6

Banco 748 - Sicredi

Ag. 2203 Conta Corrente: 10.125-7

Banco 104 - Caixa Econômica Federal

Ag. 2348 Conta Corrente: 03000626-5 (se for de outro banco para CEF) e 626-5 - operação 003 (de CEF para CEF)

Doação no PagSeguro

https://bit.ly/DoeCirCor

Transferência online através do site de captação de recursos DOARE:

https://bit.ly/DoareCirCor (aceita moeda estrangeira)

Serviços realizados pela Casa do Coração

1. Consultas e exames complementares de cardiologia (eletrocardiograma, Holter, MAPA, e ecocardiograma fetal e pediátrico) para crianças e gestantes

2. Atenção multiprofissional para esses pacientes

3. Acesso a exames especializados, como cateterismo, e cirurgias cardíacas em hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde

4. Centro de educação permanente para profissionais de saúde e áreas afins na prevenção, diagnóstico e manuseio das doenças cardíacas na infância

5. Programa de educação a distância, via telemedicina, através da Rede de Cardiologia Pediátrica

6. Prevenção das doenças cardiovasculares na infância através de campanhas de saúde pública

7. Programa de educação em saúde através da música

Saiba mais

Cuidar de crianças cardiopatas é um desafio em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil, onde os diagnósticos são frequentemente atrasados devido à falta de programas de rastreio e pessoal treinado, disponibilidade limitada de leitos hospitalares e pelo afastamento das comunidades rurais dos principais centros urbanos onde os especialistas em cardiologia pediátrica estão disponíveis.

No Recife, em julho de 1994, integrantes da Unidade de Cardiologia e Medicina Fetal (UCMF), instalada no Real Hospital Português (RHP), fundaram o Círculo do Coração (CirCor) com o principal objetivo de facilitar o tratamento de crianças carentes com doença cardíaca na região. Um projeto pioneiro de parceria entre a equipe de saúde, o paciente, familiares, complexo hospitalar e voluntários da comunidade, contando ainda com o apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas (CADUCEUS), responsável pela formação de profissionais de saúde.

Se de um lado se estende para a área social, o atendimento médico e o conhecimento em saúde acumulado, o CirCor envolve, por outro, o processo de melhoria do atendimento médico e produção e disseminação do conhecimento.