publicidade
19/08/19
A vacinação é a única forma de prevenção contra sarampo (Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem)
A vacinação é a única forma de prevenção contra sarampo (Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem)

Sarampo: todas as pessoas de 1 a 49 anos devem estar vacinadas; saiba se você precisa se proteger

19 / ago
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 19/08/2019 às 16:32

O sarampo voltou a circular Brasil. Três Estados estão registrando casos ativos da doença. Em Pernambuco, são cinco casos confirmados e um óbito suspeito. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios pernambucos. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta a importância de a população, que precisa das doses, finalizar o esquema vacinal para evitar casos da doença.

A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:

– Dos 12 meses de idade aos 29 anos: 2 doses de tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas

– Dos 30 anos aos 49 anos não vacinados: 1 dose de tríplice viral

– Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral, independentemente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas

* Crianças entre 6 meses e menores de 1 ano, residentes de nove municípios pernambucanos, devem tomar uma dose da tríplice viral: Recife, Paulista, Bezerros, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Salgueiro. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.

* No momento, ainda é indicada a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo. A imunização deve ser feita pelo menos 15 dias antes da viagem

Tira-dúvidas

– Quando tomar a vacina contra sarampo?

Primeira dose: Aos 12 meses de idade (1 ano)
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida

– Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade?

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

– Não tomou dose alguma, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos: São necessárias duas doses
De 30 a 49 anos: Apenas uma dose

– Onde tomar a vacina?

As vacinas são ofertadas em unidades públicas e clínicas privadas de imunização. No Sistema Único de Saúde (SUS), as vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis nas salas de vacinação em postos de saúde em todo o Brasil.

– Há contraindicação?

A vacina tríplice viral é contraindicada a gestantes, pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação, história de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente.


FECHAR