Pernambuco investiga morte de bebê por suspeita de sarampo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/08/2019 às 15:29
Pernambuco passa a vacinar as crianças a partir dos 6 meses de idade, em nove municípios, para ampliar rede de proteção contra sarampo (Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem)
Pernambuco passa a vacinar as crianças a partir dos 6 meses de idade, em nove municípios, para ampliar rede de proteção contra sarampo (Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem) FOTO: Pernambuco passa a vacinar as crianças a partir dos 6 meses de idade, em nove municípios, para ampliar rede de proteção contra sarampo (Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem)

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) foi notificada, no último sábado (17), de um óbito suspeito de sarampo de um bebê de 7 meses, residente em Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado. Foram encaminhadas as amostras laboratoriais da criança para análise, com o intuito de confirmar ou descartar a hipótese. Além disso, sobe para cinco o número de casos confirmados da doença em Pernambuco, após a Fiocruz Rio de Janeiro ter enviado os resultados laboratoriais positivos para sarampo de residentes no Estado. Quatro casos estão relacionados a pacientes que participaram de uma excursão para Porto Seguro, entre o fim de junho e o início de julho, e que tiveram contato com um paciente positivo de São Paulo. O quinto caso é de um adolescente de 18 anos de Taquaritinga do Norte, notificado ao Estado no dia 30 de julho. Com isso, até o momento, são dois casos confirmados no Recife, um em Taquaritinga do Norte e dois em Caruaru.

Além disso, desde janeiro deste ano até o último sábado (17), a SES-PE recebeu 219 notificações de casos suspeitos de sarampo, com 84 descartes, 5 confirmações e as demais em investigação. Do total de suspeitas, 146 (66%) foram notificadas nas semanas após o caso relacionado a Porto Seguro.

"As equipes da vigilância epidemiológica das Regionais de Saúde (Geres) e do nível central estão empenhadas nas investigações dos casos suspeitos e nas atividades de prevenção e controle, com o intuito de analisar se há casos secundários e fazer o bloqueio vacinal dos contatos. E nós continuamos reforçando a importância da população estar devidamente imunizada contra o sarampo. Desde a semana passada, passamos a vacinar as crianças a partir dos 6 meses em nove municípios para ampliar nossa rede de proteção. Continuamos com doses para atender a população de 1 ano até os 49 anos em todo o Estado. A vacina é gratuita e a medida mais eficaz para evitar que haja a reintrodução do vírus da doença em nosso Estado", ressalta o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Quando suspeitar de sarampo?

Todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal (manchas avermelhadas que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo), acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e situação vacinal; ou todo indivíduo suspeito com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral.

No Brasil, os Estados com casos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Roraima. A notificação de caso suspeito de sarampo é obrigatória. Apresentando sintomas, é importante ir ao posto de saúde para receber assistência.