Morro da Conceição: RHP oferta serviços de saúde gratuitos no dia de combate à hipertensão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/04/2019 às 11:40
No Brasil, mais de 30% da população têm hipertensão (Foto: Freepik)
No Brasil, mais de 30% da população têm hipertensão (Foto: Freepik) FOTO: No Brasil, mais de 30% da população têm hipertensão (Foto: Freepik)

Nesta sexta-feira, 26 de abril, o Real Hospital Português (RHP) promove uma ação para marcar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Médicos e profissionais de saúde do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda se reúnem no Morro da Conceição (terraço que fica na lateral da paróquia), na Zona Norte do Recife, para alertar a população sobre a importância de controlar os níveis da pressão arterial. As atividades começam às 7h. Serão distribuídas 300 fichas de atendimento.

Leia também:

Aulão de dança e roda de conversa fazem parte de ação no Ermírio de Moraes em combate à hipertensão

Ouvir música intensifica efeito de medicamentos contra a hipertensão, diz estudo

Na ocasião, a equipe verificará níveis da pressão arterial e taxa de glicemia, além de repassar orientações nutricionais e distribuir folhetos informativos sobre o tema. Haverá ainda um aulão com um preparador físico, que destacará a importância de uma atividade física regular.

Saiba mais

Dados apontam que, somente no Brasil, são 30 milhões de pessoas com hipertensão. Entre eles, apenas 10% fazem o controle adequado da pressão.

Segundo o cardiologista Paulo Sérgio Oliveira, coordenador médico da campanha, um em cada quatro brasileiros possui hipertensão, doença de grande prevalência e principal causa de morte no País. “É uma patologia silenciosa. Algumas vezes, quando os sintomas aparecem, já é fatal em virtude das complicações que a pressão alta provoca, como derrames e infarto”, exemplifica.

O tratamento é medicamentoso, mas a mudança no estilo de vida é essencial. “Um dos fatores mais importantes é o sal da dieta, consumido muito acima do recomendado. Até o sal do tempero da salada não tem nada de inocente”, alerta Paulo Sérgio.