Aulão de dança e roda de conversa fazem parte de ação no Ermírio de Moraes em combate à hipertensão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/04/2019 às 11:50
A hipertensão arterial atinge, em média, 30% da população brasileira (Foto: Ikamahã Lopes/Sesau PCR)
A hipertensão arterial atinge, em média, 30% da população brasileira (Foto: Ikamahã Lopes/Sesau PCR) FOTO: A hipertensão arterial atinge, em média, 30% da população brasileira (Foto: Ikamahã Lopes/Sesau PCR)

Para lembrar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife promove, nesta sexta-feira (26), atividades de promoção e prevenção à pressão alta. A ação acontece a partir das 6h30, no Centro Médico Ermírio de Moraes (CMEM), em Casa Forte, Zona Norte do Recife, com um aulão de dança promovido pelos professores da Academia da Cidade. Em seguida, será servido um café da manhã saudável para os participantes. A partir das 9h, os profissionais da unidade fazem roda de diálogo com os pacientes, compartilham orientação nutricional e aferem a pressão arterial dos pacientes.

Leia também:

Morro da Conceição: RHP oferta serviços de saúde gratuitos no dia de combate à hipertensão

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial alta atinge, em média, 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% durante o envelhecimento. Ela é responsável por 40% dos infartos no Brasil e por 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Na capital pernambucana, o Centro Ermírio de Moraes é a unidade de referência da Prefeitura do Recife para o tratamento da hipertensão, além de diabetes e doenças oftalmológicas. Para ser atendido na unidade, os pacientes precisam ser encaminhados pelas unidades de saúde da família e pelas unidades básicas. O CMEM possui equipe multidisciplinar composta por médicos cardiologistas, nefrologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e educadores físicos.

No Ermírio de Morais, é fornecida medicação gratuita e são feitos exames laboratoriais e cardiológicos (teste ergométrico, ecodopplercardiograma, eletrocardiograma e holter 24h). Ainda funciona, no local, uma equipe do Programa Academia da Cidade, chamada de Projeto Bom Dia.

Causas

Entre os principais fatores que podem levar à hipertensão, estão o sobrepeso, a má alimentação (sobretudo excesso o consumo de sal), o sedentarismo e o tabagismo, além do fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% ou mais de chances de também serem hipertensos).

Na maioria das vezes, a pressão alta não causa sintomas. O indivíduo que apresenta hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada pode apresentar dores de cabeça, vômito, falta de ar, agitação e visão borrada.

Apesar de a pressão alta ser de fácil diagnóstico e tratamento, a Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença, 36% não fazem nenhum tipo de controle e 41% abandonam o tratamento após melhora inicial da pressão arterial.