Alongue-se! É pelo bem do corpo e da mente

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/04/2019 às 10:42
O alongamento serve como prevenção de dores e problemas comuns a muita gente, como as lesões por esforço repetitivo (Foto: Leo Motta/JC Imagem)
O alongamento serve como prevenção de dores e problemas comuns a muita gente, como as lesões por esforço repetitivo (Foto: Leo Motta/JC Imagem) FOTO: O alongamento serve como prevenção de dores e problemas comuns a muita gente, como as lesões por esforço repetitivo (Foto: Leo Motta/JC Imagem)

Todos nós devemos alongar os músculos. Esse deve ser um hábito não apenas para quem pratica exercício físico. Ao longo do dia, vale alguns minutinhos de pausa para se dedicar a atividade, que ganhou mais valia nas academias. Por quê? “O alongamento serve como prevenção de dores e problemas comuns a muita gente, como as lesões por esforço repetitivo (aquelas que afetam músculos, nervos, ligamentos e tendões)”, esclarece a profissional de educação física Carina Cabral, coordenadora do setor de ginástica do Clube 17, centro de treinamento localizado em Monteiro, bairro da Zona Norte do Recife. Ela acrescenta que o ideal o alongamento supervisionado por um profissional é sempre o mais indicado, mas ressalta que há algumas posições que podem ser realizadas durante as pausas do dia a dia.

“Os exercícios de liberação dos pés, como os da face plantar (sola), os alongamentos da lombar e do peitoral são essenciais especialmente para as pessoas que passam muito tempo em frente ao computador com postura inadequada”, destaca Carina, que conduz aulas de alongamento duas vezes por semana, em dois turnos. “Cada encontro tem cerca de 20 alunos. Essa procura nos faz perceber como a população passou a ter mais consciência da necessidade de se alongar. Muitos vêm por amor; outros, por dor”, diz a profissional, que também é professora de pilates, modalidade que também os benefícios do alongamento a outros ganhos para a saúde.

Leia também:

Fisioterapeuta explica como as terapias manuais ajudam a prevenir e aliviar dores

A especialista ressalta que o nocivo (e inativo) estilo de vida exige, cada vez mais, a realização de movimentos que diminuam a tensão dos músculos causada pela má postura e até lesões. “Ninguém mais se estica com muita frequência. O nosso corpo foi feito para ter elasticidade, mas a gente tem se engessado”, diz Carina sobre o fato de os hábitos de vida e excesso de trabalho limitarem nossos deslocamentos. “Isso leva as articulações ficarem tensas pela falta de movimento.” Ela reforça a importância de darmos atenção especial aos pés. “São eles que nos suportam o dia inteiro. Por isso que alongá-los evita muitas lesões. Dá para movimentá-los até sobre um cabo de vassoura quando estamos sentados.” Ou seja, é hora de acabar com as desculpas para alongar o corpo e dar vigor à mente.