Banco de Leite do Agamenon Magalhães só tem estoque para 10 dias; hospital convoca mães para doação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/04/2019 às 10:06
Leite materno é essencial para a recuperação e o crescimento saudável de recém-nascidos internados (Foto: Miva Filho/SES)
Leite materno é essencial para a recuperação e o crescimento saudável de recém-nascidos internados (Foto: Miva Filho/SES) FOTO: Leite materno é essencial para a recuperação e o crescimento saudável de recém-nascidos internados (Foto: Miva Filho/SES)

Após o feriado da Semana Santa, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, convoca as mães que produzem leite em excesso para doar à unidade, referência no atendimento materno-infantil. Atualmente, há apenas 15 litros de leite no estoque do hospital, suficiente apenas para os próximos dez dias. O alimento é essencial para a recuperação e o crescimento saudável de recém-nascidos internados na unidade de terapia intensiva (UTI), unidade de cuidados intermediários (UCI) e alojamento Canguru.

“As mães podem entrar em contato com nosso banco para fazer a doação no próprio hospital ou para que possamos agendar a busca do alimento. Nós também fazemos um trabalho com as mães que estão com filhos internados para que elas façam a ordenha para os seus bebês e, se possível, também doem o excedente”, reforça a coordenadora do Banco de Leite do HAM, Agnes Freitas.

Como doar

As mães interessadas em doarem seu leite excedente devem entrar em contato com o hospital pelo 81 3184-1690. Para retirar o leite da mama, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo. Para higienizá-los, deve-se lavá-los com água corrente e sabão neutro. Em seguida, colocá-los em uma panela com água e levá-los ao fogo. Após a água começar a ferver, deixar por mais 15 minutos.

Além do HAM, outros bancos de leite sob gestão estadual também aceitam doação do público. No Recife, há o Hospital Barão de Lucena (81 3184-6552), que atualmente possui 20 litros e está com consumo diário em torno de 1 litro. Já no Hospital Jesus Nazareno (81 3719-9338), em Caruaru, no Agreste pernambucano, o estoque está em 20 litros (consumo diário de 500 ml) e, no Hospital Dom Malan (87 3202-7000), em Petrolina, no Sertão do Estado, com 14 litros (necessidade de, em média, 2 litros por dia). Outras instituições públicas e privadas também recebem doação. Para ver a lista completa, basta acessar o link https://bit.ly/2sfx9MM.

Importância

O leite materno é considerado um dos alimentos mais importantes para o ser humano. A bebida tem todos os ingredientes necessários para o crescimento saudável da criança, além de funcionar como um fator de proteção para doenças. Ele também é um importante aliado na redução do óbito infantil, da fome, da desnutrição e dos quadros alérgicos que podem ser apresentados pela criança.