Conheça os benefícios da dança terapêutica para os idosos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/03/2019 às 12:20
Professor de dança Sylvio Mangueira comanda aulas de dança do Centro de Atividades para Idosos da Clínica Busca Vida (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
Professor de dança Sylvio Mangueira comanda aulas de dança do Centro de Atividades para Idosos da Clínica Busca Vida (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem) FOTO: Professor de dança Sylvio Mangueira comanda aulas de dança do Centro de Atividades para Idosos da Clínica Busca Vida (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

"Quem dança seus males espanta." A frase pode soar como um clichê, mas transmite muitas verdades quando associada aos benefícios da dança terapêutica para idosos. É uma prática que ajuda a melhorar agilidade e equilíbrio, aumenta flexibilidade, autoestima e autoconfiança, além de promover o bem-estar emocional. “O objetivo é oferecer uma atividade prazerosa e, como consequência, trabalhar coordenação motora, resistência, equilíbrio e ritmo, além da atenção, raciocínio e memória”, esclarece o professor de dança Sylvio Mangueira, que comanda as aulas do Centro de Atividades para Idosos (Cati) da Clínica Busca Vida, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.

Leia também:

Centro de Atividades para Idosos oferece programação para se exercitar corpo e mente

O espaço oferece atendimento especializado para promover a manutenção da qualidade de vida no envelhecimento. O projeto da dança foi desenvolvido por Sylvio e a sua esposa, Adriana Paiva, que é terapeuta ocupacional e reconhece os efeitos positivos de se manter em movimento nessa faixa etária. “Sempre é importante ressaltar que não se trata de uma aula de dança para o idoso aprender um ritmo. É algo bem terapêutico mesmo”, explica Adriana.

Antes de dar os primeiros passos sob a supervisão do professor, os idosos passam por uma triagem com a coordenadora do Cati, a terapeuta ocupacional Joyce Pereira. “Avaliamos previamente o desempenho funcional e o perfil social”, diz.

As aulas foram desenvolvidas num formato para não se ultrapassar os limites de cada pessoa. “Há momentos em que tudo é feito em pé, seguindo coreografias simples, e outras ocasiões em que sentamos para trabalhar ritmos com os braços e o uso de materiais. É uma aula em que se coloca as angústias para fora”, frisa Sylvio. Ele acrescenta que os idosos curtem cada momento da aula. "Muitos entram na sala se queixando de dores nas articulações e, quando menos esperamos, já estão em pé, dançando. Assim, percebemos que os benefícios da dança também passam por fatores emocionais e sociais."

No Cati, as aulas de dança terapêutica são oferecidas em duas turmas: terças pela manhã e quartas à tarde. Informações: 81 3097-3087 e 81 98286-7836.