Nazaré da Mata recebe ação de testagem de HIV e sífilis nesta Segunda-Feira de Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/03/2019 às 14:26
A realização do teste rápido de HIV e sífilis dura, em média, 30 minutos (Foto: Miva Filho/SES)
A realização do teste rápido de HIV e sífilis dura, em média, 30 minutos (Foto: Miva Filho/SES) FOTO: A realização do teste rápido de HIV e sífilis dura, em média, 30 minutos (Foto: Miva Filho/SES)

Técnicos do Programa Estadual de infecções sexualmente transmissíveis (IST)/aids, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), estão em Nazaré da Mata, município da Mata Norte de Pernambuco, nesta Segunda-Feira de Carnaval (4), para ofertar testes rápidos de HIV e sífilis. A ação acontece até as 16h na Praça do Frevo e tem capacidade de atender até 150 pessoas. Camisinhas e sachês de gel lubrificante também são disponibilizados para as pessoas que forem participar da ação.

O objetivo é proporcionar o diagnóstico precoce do HIV e/ou sífilis e, com isso, ofertar o tratamento em tempo oportuno. O Programa reforça que o atendimento da testagem é sigiloso e feito por uma equipe multiprofissional, que também faz aconselhamento sobre comportamento para uma vida sexual saudável.

O teste dura, em média, 30 minutos e em casos positivos, o paciente já sai com encaminhamento para fazer o tratamento em uma unidade de referência.

Carnaval em Nazaré

Um dos símbolos do Carnaval pernambucano, o caboclo de lança, personagem emblemático dos maracatus rurais, toma conta de Nazaré da Mata, município da Mata Norte de Pernambuco, na Segunda-Feira de Carnaval.  Este ano, até a terça-feira (5), mais de cem maracatus rurais fazem apresentações, que são conferidas por pessoas de municípios vizinhos, de outros Estados e até de fora do Brasil.

Nesta segunda (4), entram em cena 35 maracatus. O cortejo partiu cedo, por volta das 9h, das margens da BR-408, até o Centro. A festa vai até as 22h, com parada às 17h para o show de Alceu Valença. Na terça-feira, a brincadeira reunirá outros 55 grupos, numa folia que só terminará na madrugada da Quarta-feira de Cinzas.