Serviço de apoio à mulher vítima de violência em PE funciona 24 horas por dia no Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2019 às 10:33
O atendimento no Wilma Lessa é sigiloso (Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem)
O atendimento no Wilma Lessa é sigiloso (Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem) FOTO: O atendimento no Wilma Lessa é sigiloso (Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem)

O Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, informa que a equipe multiprofissional estará a postos durante todo o período de carnaval. O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, para acolher e atender a mulher vítima de violência, principalmente sexual.

“Nossa expectativa é que a mulher possa aproveitar os dias de carnaval da melhor forma possível. Se infelizmente ocorrer uma situação de violência, é importante que ela saiba que o Wilma Lessa está pronto para acolhê-la. O atendimento é sigiloso e levará em conta as necessidades que ela precisa naquele momento de vulnerabilidade”, afirma a gerente do serviço, a assistente social Mônica Gomes. Ela informa que, ao chegar ao Wilma Lessa, de forma espontânea ou encaminhada de algum serviço de saúde ou de proteção, como delegacias, a mulher é acolhida por uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, médicos, enfermeiros e psicólogos, que colocarão em prática o protocolo necessário para cada tipo de ocorrência.

Quando o caso é de violência sexual, ressalta-se a necessidade da mulher se dirigir ao serviço no máximo em até 72 horas após a agressão, conforme preconiza o protocolo de atendimento previsto pelo Ministério da Saúde, que inclui o uso de contraceptivo de emergência, do coquetel profilático para IST/HIV, exames subsequentes e, se necessário, o aborto previsto em lei. Todas as medidas são rigorosamente analisadas pelos médicos e equipe de plantão. O Hospital Agamenon Magalhães é referência no Estado para casos de aborto legal, direito das mulheres vítimas do crime de estupro.

"Nós ainda orientamos o que a mulher pode fazer caso queira denunciar a situação às autoridades policiais. Incentivamos que isso seja feito, para que haja a devida apuração e punição dos agressores, mas lembramos que ela será atendida no Wilma Lessa independentemente disso”, reforça Mônica Gomes.

Em 2018, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa realizou 345 atendimentos. Já os retornos para o acompanhamento dos casos totalizaram 1.202. “Estamos conseguindo ampliar o número de retornos, o que reforça que estamos qualificando a assistência e estimulando as mulheres a seguirem o protocolo de até oito meses de acompanhamento no serviço”, ressalta a gerente.

Outros serviços

Além do Wilma Lessa, outros serviços de saúde são qualificados para fazer o atendimento integral à mulher vítima de violência. Mas é importante ressaltar que é possível seguir para qualquer unidade de saúde, que fará o primeiro atendimento e, se necessário, encaminhará para uma referência.

“Nos últimos anos, fizemos várias capacitações com os profissionais que atuam em diversos níveis na área da saúde para alinhar estratégias de atuação, para qualificá-los e torná-los aptos a reconhecer e identificar expressões de violência, sendo fundamentais na articulação dos serviços que, direta ou indiretamente, atendem situações de violência”, afirma a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Letícia Katz. A médica reforça que esse trabalho é indispensável para que se diminua o sofrimento da paciente e para que ela possa receber a assistência cada vez mais perto de casa.

O telefone do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa é: 81 3184-1740. Além dele, há outras unidades de referência que realizam o atendimento integral às vítimas de violência sexual. São elas:

1ª Regional de Saúde: Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam – Pró-Marias) – Recife; Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – Recife; Hospital da Mulher do Recife (Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos) – Recife; Hospital Agamenon Magalhães (Serviço de Apoio àMulher Wilma Lessa) – Recife; Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques - Recife; Maternidade Bandeira Filho – Recife; Unidade Mista Prof Barros Lima – Recife; Hospital Geral de Camaragibe Aristeu Chaves - Camaragibe

4ª Regional de Saúde: Hospital Jesus Nazareno – Caruaru

7ª Regional de Saúde: Hospital Regional Inácio de Sá – Salgueiro

8ª Regional de Saúde: Hospital Dom Malan – Petrolina

11ª Regional de Saúde: Hospital Professor Agamenon Magalhães – Serra Talhada