Percurso do Galo da Madrugada recebe ações de reforço para controle do mosquito Aedes aegypti

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2019 às 11:04
Galo Gigante está sendo montado, na Ponte Duarte Coelho, área central do Recife. Ele tem roupa jeans, cores neon e uma crista black power este ano (Foto: Círio Gomes/TV Jornal)
Galo Gigante está sendo montado, na Ponte Duarte Coelho, área central do Recife. Ele tem roupa jeans, cores neon e uma crista black power este ano (Foto: Círio Gomes/TV Jornal) FOTO: Galo Gigante está sendo montado, na Ponte Duarte Coelho, área central do Recife. Ele tem roupa jeans, cores neon e uma crista black power este ano (Foto: Círio Gomes/TV Jornal)

O prefeito Geraldo Julio e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, vistoriaram, na manhã desta quinta-feira (28), as estruturas de saúde montadas pela Prefeitura do Recife para o Carnaval, cuja abertura oficial será nesta sexta-feira (1º). Eles também acompanharam uma ação de controle de mosquitos que transmitem dengue, zika e chicungunha, ao longo do percurso por onde passa o Galo da Madrugada, assim como verificaram a estrutura montada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Ação contra os mosquitos é comandada por agentes, que fazem a pulverização dos ambientes nos camarotes e imóveis próximos, utilizando uma bomba que contém um inseticida recomendado pelo Ministério da Saúde para o controle do Aedes (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Mais de três mil profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão envolvidos no esquema preparado para a festa, incluindo equipes das áreas de Redução de Danos, Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, além do Samu e das unidades que funcionam com pronto atendimento.

A ação contra os mosquitos é comandada pelos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife, que fazem a pulverização dos ambientes nos camarotes e imóveis próximos, utilizando uma bomba que contém um inseticida recomendado pelo Ministério da Saúde para o controle de populações do mosquito Aedes aegypti adulto. Desde janeiro, foram instaladas 330 ovitrampas (armadilhas onde as fêmeas do mosquito depositam ovos) nos bairros de Santo Antônio e São José, ao longo do percurso do Galo da Madrugada.

As ações de vigilância e controle também receberam reforço em áreas onde foram instalados os polos carnavalescos, assim como nos mercados públicos e pontos turísticos, que recebem um fluxo ainda maior de pessoas nesse período de festa. O objetivo é minimizar e eliminar a presença de animais vetores de doenças, bem como os riscos de adoecimento da população.