Hemope convoca doadores durante o Carnaval para repor estoques de sangue

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2019 às 10:02
Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue. A coleta não afeta a saúde do doador, pois se retira menos do que 10% do volume sanguíneo total de um adulto (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue. A coleta não afeta a saúde do doador, pois se retira menos do que 10% do volume sanguíneo total de um adulto (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil) FOTO: Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue. A coleta não afeta a saúde do doador, pois se retira menos do que 10% do volume sanguíneo total de um adulto (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está mobilizado com a campanha Viva o Carnaval e acerte na solidariedade, que tem o objetivo de ampliar em 20% as doações de sangue durante as festas de Momo. O hemocentro Recife (Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças, Zona Norte do Recife) funciona normalmente na semana pré-carnavalesca e também durante a folia. A unidade recebe os doadores no Sábado de Zé Pereira (2) e entre a segunda-feira (4) e a Quarta-Feira de Cinzas (6), sempre das 7h15 às 18h30.

Atualmente, dos oito tipos de sangue, três possuem estoque crítico, três estão em estado de alerta e dois estão estáveis.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Doação: 0800 0811535.