Centro de Referência em Doenças Raras de PE realiza 500 atendimentos no 1º trimestre de funcionamento

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2019 às 16:01
A literatura médica lista mais de 8 mil tipos de doenças raras, sendo 80% delas decorrentes de fatores genéticos (Foto ilustrativa: Freepik)
A literatura médica lista mais de 8 mil tipos de doenças raras, sendo 80% delas decorrentes de fatores genéticos (Foto ilustrativa: Freepik) FOTO: A literatura médica lista mais de 8 mil tipos de doenças raras, sendo 80% delas decorrentes de fatores genéticos (Foto ilustrativa: Freepik)

Inaugurado em novembro de 2018, o Rarus, primeiro Centro de Referência em Doenças Raras de Pernambuco, sob a administração do Hospital Maria Lucinda, já realizou mais de 500 atendimentos. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (28), marcada pelo Dia Mundial das Doenças Raras. De acordo com o hepatologista pediátrico e coordenador do Rarus, Marcelo Soares Kerstenetzky, o sentimento é de gratidão. “Esse quantitativo é muito maior do que a gente esperava. Inicialmente, havíamos pensado em 100 atendimentos por mês, mas estamos superando essa meta em quase 80%. O melhor de tudo é saber que estamos melhorando a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias, o que nos deixa felizes”, ressaltou.

Ainda de acordo com o coordenador, o Rarus tem várias missões, e uma delas não é só fazer o diagnóstico, e sim compartilhar conhecimento. “Quando compartilhamos conhecimento, multiplicamos a esperança de vida dos pacientes. Nosso objetivo é crescer em quantidade e qualidade, oferecendo uma assistência de excelência para os pacientes, transformando esperança em realidade”, reforçou.

O hepatologista pediátrico Marcelo Soares Kerstenetzky é coordenador do Rarus (Foto: Divulgação)

O superintendente do Hospital Maria Lucinda, Luiz Alberto Araújo, prestigiou o evento. "No Estado, os pacientes com doenças raras não tinham a atenção exclusiva, e o Rarus chegou para suprir essa carência. Estamos muito felizes com o resultado desse primeiro trimestre porque os pacientes estão recebendo um atendimento de excelência. A missão do Maria Lucinda é oferecer uma medicina de qualidade aos pacientes mais necessitados", destacou.

Saiba mais

Estima-se que 13 milhões de pessoas vivem com doenças raras no Brasil. A literatura médica lista mais de 8 mil tipos de doenças raras, sendo 80% delas decorrentes de fatores genéticos. As demais estão associadas a causas ambientais, infecciosas e imunológicas, entre outras.