Obesidade: no Recife, evento gratuito tira dúvidas sobre tratamento cirúrgico

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/10/2018 às 10:35
O Brasil desponta na quinta posição do ranking mundial da obesidade, que é uma realidade vivida por 18,9% dos brasileiros (Foto ilustrativa: Freepik)
O Brasil desponta na quinta posição do ranking mundial da obesidade, que é uma realidade vivida por 18,9% dos brasileiros (Foto ilustrativa: Freepik) FOTO: O Brasil desponta na quinta posição do ranking mundial da obesidade, que é uma realidade vivida por 18,9% dos brasileiros (Foto ilustrativa: Freepik)

O cirurgião bariátrico Walter França promove nesta segunda-feira (29), às 19h, uma reunião, aberta ao público, com a participação de profissionais de saúde que vão tirar dúvidas sobre o tratamento da obesidade, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Durante o evento, realizado no Hospital Esperança (7º andar do anexo 3), na Ilha do Leite, área central do Recife, Walter ministra palestra, ao lado de uma psicóloga e uma nutricionista, para esclarecer sobre a cirurgia da obesidade, as novas tecnologias e os procedimentos mais usados na operação. O encontro também orientará sobre todas as etapas pré-cirúrgicas, além de contar com a presença de pacientes já operados, que contarão suas histórias de superação.

O Brasil desponta na quinta posição do ranking mundial da obesidade, que é uma realidade vivida por 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre os anos de 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). Os dados são do Ministério da Saúde.

Em alguns casos, a cirurgia é uma alternativa para combater a obesidade e outras doenças decorrentes do excesso de peso, além de oferecer qualidade de vida a quem apresenta complicações de saúde. Há pessoas com obesidade severa, por exemplo, que não conseguem baixar o peso, mesmo depois de seguirem tratamento clínico com mudanças no estilo de vida (dieta e exercício físico). São casos em que a obesidade é capaz de causar alterações (em hormônios e demais substâncias) no organismo capazes de dificultar a capacidade de perda de peso do indivíduo.

"A cirurgia da obesidade, quando bem indicada, é segura e oferece resultados. Mas não é a solução para todos os problemas. Assim, participar de reuniões é importante porque ajuda na conscientização do paciente", diz o cirurgião bariátrico Walter França, que já conduziu quase 4 mil procedimentos do tipo.

Serviço:

Informações sobre a Reunião Gratuita Multidisciplinar da Obesidade: 81 3424-9796 e 81 3131-7887