Índia registra 80 casos confirmados de contaminação com vírus da Zika

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/10/2018 às 10:05
 A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que nenhuma vacina contra a doença estará disponível até 2020
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que nenhuma vacina contra a doença estará disponível até 2020 FOTO: A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que nenhuma vacina contra a doença estará disponível até 2020

AFP

A Índia registrou 80 casos confirmados de contaminação com o vírus da Zika, incluindo 22 grávidas, desde o mês passado no estado de Rajastan (oeste).

O país, onde o mosquito Aedes aegypti - principal transmissor do vírus - prolifera, registrou os primeiros casos de em janeiro de 2017 no estado de Gujarat.

Desde a epidemia em grande escala de Zika em 2015, mais de 1,5 milhão de pessoas em mais de 70 países foram infectadas pelo vírus, principalmente na América do Sul.

Em poucos casos, a contaminação com Zika de grávidas provocou o nascimento de crianças com microcefalia.

Em Jaipur, capital do Rajastan, 330 equipes especiais percorrem a cidade para combater os mosquitos com fumigações.

"A conscientização é vital no controle de doenças de transmissão vetorial. Faremos todo o possível para informar a população", declarou o ministro da Saúde, J P Nadda.

O vírus da Zika também foi detectado no estado de Tamil Nadu (sul) em julho de 2017. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que nenhuma vacina contra a doença estará disponível até 2020.