Campanha de prevenção do glaucoma do HC distribui 500 fichas para atendimento gratuito

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/10/2018 às 16:01
O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira (Foto: Free Images)
O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira (Foto: Free Images) FOTO: O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira (Foto: Free Images)

O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, no próximo dia 20, a campanha Prevenção para o Glaucoma, das 8h às 14h, com a realização de exames oftalmológicos gratuitos e ação educativa. Serão distribuídas 500 fichas para atendimento à população considerada grupo de risco da doença. Entre elas, pessoas com diabetes e acima de 40 anos.

Leia também:

‘Sem tratamento, glaucoma pode levar à cegueira’, alerta oftalmologista

A campanha tem como objetivo identificar e orientar as pessoas sobre o glaucoma, doença ocular que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Na ocasião, serão realizados exames de biomicroscopia, tonometria e fundoscopia ocular sob dilatação pupilar, considerados os pilares do diagnóstico do glaucoma.

“O glaucoma é uma doença que não apresenta sintomas e que só é detectada por meio de exames oftalmológicos. Por isso, é importante a prevenção. Ela não tem cura, mas é controlada com o uso de colírios que impedem o avanço da doença”, explica a chefe do Serviço de Oftalmologia do HC, Maria Isabel Lynch.

As pessoas que forem diagnosticadas com glaucoma serão encaminhadas para a regulação da Secretaria Estadual de Saúde para início do tratamento. Além de contar com a participação dos médicos, residentes e alunos da graduação de medicina, a ação tem apoio de voluntários do Lions Clube do Recife.