Caminhada de combate à obesidade no Parque da Jaqueira alerta sobre importância de hábitos saudáveis

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/10/2018 às 10:45
Participantes da caminhada cumprirão um percurso de 2 quilômetros na área interna do Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife (Foto ilustrativa: Freepik)
Participantes da caminhada cumprirão um percurso de 2 quilômetros na área interna do Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife (Foto ilustrativa: Freepik) FOTO: Participantes da caminhada cumprirão um percurso de 2 quilômetros na área interna do Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife (Foto ilustrativa: Freepik)

Neste domingo, 21 de outubro, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promove, em todas as capitais brasileiras, a 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade. No Recife, o evento será no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade, a partir das 9h. Os participantes cumprirão um percurso de 2 quilômetros na área interna do parque.

Simultaneamente, durante toda a manhã, estudantes e profissionais de saúde ficam à disposição do público do parque que deseje aferir a pressão arterial, a glicemia e o índice de massa corporal. A equipe ainda compartilhará orientações sobre alimentação saudável, prática de exercício físico e dietas.

Leia também:

Mundo tem mais de 100 milhões de crianças com obesidade; cenário preocupa especialistas

No Recife, 20% da população têm obesidade, fator de risco para doenças como câncer e até demência

Além disso, especialistas conversarão com pacientes que já se submeteram à cirurgia bariátrica e também com aqueles que estão em fase pré-operatória. Será uma manhã voltada para a saúde e para a prevenção da obesidade e de suas doenças associadas, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e vasculares, doenças osteomusculares e esteatose (gordura no fígado), entre outros problemas de saúde.

De acordo com a SBCBM, o Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza a cirurgia bariátrica, perdendo somente para os Estados Unidos. Em 2012, foram feitas 72 mil cirurgias no País e, em 2017, foram mais de 100 mil. Estima-se que menos de 10% delas tenham sido realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).