Outubro Rosa: Mais de 300 mamografias serão oferecidas pelo Hospital da Mulher do Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/09/2018 às 18:33
Com a mamografia, são identificadas lesões muitas vezes milimétricas na mama (Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem)
Com a mamografia, são identificadas lesões muitas vezes milimétricas na mama (Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem) FOTO: Com a mamografia, são identificadas lesões muitas vezes milimétricas na mama (Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem)

Nesta segunda-feira (1º/10), começa o mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para marcar a campanha, o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, Zona Oeste da cidade, destinou seis dias de exames de mamografia sem necessidade de marcação prévia. Ao todo, serão disponibilizadas 310 mamografias. “Estamos fazendo um esforço conjunto para oferecer essas vagas sem interromper o atendimento regular”, informa a diretora-geral do HMR, Isabela Coutinho.

Leia também:

Touca Rosa: Etiene Medeiros lança campanha de conscientização sobre o câncer de mama

Quimioterapia pode ser abolida nos casos de câncer de mama em fase inicial

A primeira data de atendimento será na próxima quarta-feira (3), quando serão oferecidas 60 mamografias, sendo 30 pela manhã e 30 à tarde. É preciso levar o cartão SUS (com endereço do Recife) e ter de 50 a 69 anos. As mulheres que comparecerem ao HMR, neste dia, também terão à disposição ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças.

Estão confirmadas minipalestras itinerantes sobre alimentação saudável, diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o papel da amamentação na proteção da doença. Por meio de uma parceria com a Academia Recife, da prefeitura municipal, um educador físico vai orientar as mulheres, além de acompanhar exercícios práticos. A unidade disponibilizará ainda limpeza de pele e dicas sobre auto maquiagem. Durante todo o mês, o hospital estará decorado e iluminado com a cor rosa, que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama.