Câncer infantojuvenil: estreia nacional de filme marca a campanha Setembro Dourado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/09/2018 às 15:02
Um jovem descobre repentinamente que possui o dom da cura. Enquanto tenta compreender a nova habilidade e tudo o que ela oferece, uma adolescente com câncer terminal irá inesperadamente lhe mostrar o caminho (Foto: Divulgação)
Um jovem descobre repentinamente que possui o dom da cura. Enquanto tenta compreender a nova habilidade e tudo o que ela oferece, uma adolescente com câncer terminal irá inesperadamente lhe mostrar o caminho (Foto: Divulgação) FOTO: Um jovem descobre repentinamente que possui o dom da cura. Enquanto tenta compreender a nova habilidade e tudo o que ela oferece, uma adolescente com câncer terminal irá inesperadamente lhe mostrar o caminho (Foto: Divulgação)

Um jovem descobre repentinamente que possui o dom da cura. Enquanto tenta compreender a nova habilidade e tudo o que ela oferece, uma adolescente com câncer terminal irá inesperadamente lhe mostrar o caminho. Esse é um breve relato sobre o filme O que de verdade importa (The Healer, 2017), que chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (27) e terá a bilheteria revertida para sete instituições nacionais que apoiam as crianças e adolescentes com câncer. Entre elas, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc), com sede no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, que dá suporte aos serviços de oncologia pediátrica da capital pernambucana, com apoio ao público infantojuvenil em tratamento e às suas famílias.

Com os recursos do filme, o Nacc investirá nos programas psicossociais e também na manutenção do albergue que a instituição mantém na sede, onde abriga e alimenta os pequenos pacientes que estão em tratamento. O espaço também desenvolve atividades educativas e terapêuticas, além de oferecer como apoio biopsicossocial. O albergue conta com 120 leitos e um pavimento destinado exclusivamente a crianças e adolescentes que passaram pelo transplante de medula óssea, o que exige isolamento e cuidados especiais.

O longa O que de verdade importa, único concebido para ser 100% beneficente, revela uma trama emocionante por trás do câncer infantojuvenil, que corresponde a até 4% de todos os tumores malignos. Nos países em desenvolvimento, contudo, a proporção do câncer nessa faixa etária representa de 3% a 10% do total de neoplasias. No Brasil, estima-se que ocorrerão este ano 12,5 mil casos novos de câncer em crianças e adolescentes (até os 19 anos), segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). A instituição ainda reforça que, no País, o câncer representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre 1 e 19 anos. Os números desanimam, mas há uma boa notícia: cerca de 80% dos pequenos pacientes podem ser curados. Para isso, são essenciais o diagnóstico precoce e o tratamento em centros especializados. Detectada no início, a doença geralmente responde bem às terapêuticas.

Esse é uma mensagem, inclusive, compartilhada neste Setembro Dourado – uma campanha nacional cujo objetivo é alertar famílias, profissionais da saúde, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar a sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil. O filme O que de verdade importa chega aos cinemas justamente neste mês de mobilização e tem uma hashtag que convida a população a abraçar a causa: #PessoasQueCuram. A meta é sensibilizar, em redes sociais, o maior número de pessoas e convidá-las a assistir ao longa, que já foi lançado na Espanha, no México, na Costa Rica, em El Salvador, na Guatemala, no Panamá e na Colômbia, acumulando cerca de US$ 10 milhões.

O filme é dirigido por Paco Arango. Ele preside, na Espanha, a Fundação Aladina – entidade que, há mais de dez anos, acolhe crianças e adolescentes com câncer.