Postos de saúde do Recife funcionam à noite para atender homens

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/09/2018 às 11:04

JC Online - A iniciativa faz parte de uma campanha maior, que envolve ações como o Pré-Natal do Homem e o app Aqui Tem Camisinha. Ontem foi a vez dos moradores do Morro da Conceição, na Zona Norte da capital, contarem com serviços como testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite B e C, vacinação e avaliação de saúde bucal.

Nesta terça-feira (18), as unidades que funcionarão até mais tarde são: Policlínica Waldemar de Oliveira (Santo Amaro), UBT Joaquim Cavalcanti (Torrões), UBT José Dustan (Iputinga), Upinha Dia/ USF Novo Prado (Bongi) Policlínica Clementino Fraga (Vasco da Gama). “Os homens têm expectativa de vida, em média, sete anos menor do que a das mulheres. E mais: temos estudos que mostram que eles procuram menos os serviços de saúde e um dos obstáculos é o horário de trabalho. Por isso, temos o Terceiro Turno funcionando em 50 unidades, dentro de um cronograma”, explicou o secretário de saúde do Recife Jailson Correia.

A iniciativa foi aprovada pelo aposentado Severino Araújo, 72 anos. Morador do Morro da Conceição, ele compareceu à Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos na noite de ontem para aferir pressão e realizar testes de HIV, hepatite e sífilis. “Cuido muito da saúde. Todos os dias, caminho oito quilômetros. Também me alimento bem e venho regularmente ao posto. Esse horário foi muito bom para os homens darem mais atenção para a saúde. Muitos trabalham o dia todo e não têm como vir. Agora só não vem quem não quiser.”

A rede municipal conta com o Cartão do Homem, que contém orientações e acompanhamento do estado de saúde do paciente. “Toda essa estratégia é pensada no sentido de promover o empoderamento, aproximando o homem do serviço de saúde que, historicamente, ele não procura”, destacou a coordenadora de Saúde do Homem do Recife, Rafaela Marques. Entre as iniciativas da secretaria estão o Pré-Natal do Homem, no qual o pai acompanha as consultas e realiza exames de rotina, e o app Aqui Tem Camisinha, que mostra onde encontrar preservativos e orienta sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).