Pólio e sarampo: mais de 1,4 milhão de crianças ainda devem ser vacinadas no Brasil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/09/2018 às 18:45
A campanha deste ano é indiscriminada. Por isso, todas as crianças, na faixa etária estabelecida pela mobilização, devem se proteger, independentemente da situação vacinal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A campanha deste ano é indiscriminada. Por isso, todas as crianças, na faixa etária estabelecida pela mobilização, devem se proteger, independentemente da situação vacinal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) FOTO: A campanha deste ano é indiscriminada. Por isso, todas as crianças, na faixa etária estabelecida pela mobilização, devem se proteger, independentemente da situação vacinal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com mais uma mobilização neste sábado (1º), a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo alcançou mais de 9,5 milhões de crianças de 1 ano a menores de 5 anos em todo o País. Segundo dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), foram aplicadas mais de 19 milhões de doses das vacinas (9,6 milhões de cada imunizante). A média nacional de vacinação está em 86%.

Leia também: 

Recife supera meta de vacinação da campanha contra sarampo e pólio

E Pernambuco é um dos Estados que já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de imunizar, pelo menos, 95% do público-alvo. "Estamos muito felizes por atingir uma cobertura de 100% nesta campanha. Durante toda a semana, diversas ações foram realizadas para que pudéssemos chegar até o público prioritário. Essas ações só foram possíveis com o comprometimento dos municípios e o apoio dos técnicos das Geres, do Programa de Estadual de Imunização e da Secretaria Estadual de Saúde. Não podemos esquecer também a adesão dos pais e responsáveis, que estavam atentos para proteger as crianças contra as doenças”, afirma a coordenadora do Programa de Imunização de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

Os outros Estados que atingiram a meta são Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe.

A campanha deste ano é indiscriminada. Por isso, todas as crianças, na faixa etária estabelecida pela mobilização, devem se proteger, independentemente da situação vacinal.

Os gestores públicos tem até 15 dias para informar, no SI-PNI, quantas doses das vacinas foram aplicadas. Na segunda-feira (3), o Ministério da Saúde avaliará, com Estados e municípios, qual será o próximo passo de mobilização para aumentar as coberturas vacinais no País.