Sobe para 4 o número de casos confirmados de sarampo em PE; 50 permanecem em investigação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/08/2018 às 14:47
A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a confirmação desses casos, em Pernambuco, só reforça a importância de a população manter a caderneta de vacinação corretamente atualizada (Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem)
A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a confirmação desses casos, em Pernambuco, só reforça a importância de a população manter a caderneta de vacinação corretamente atualizada (Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem) FOTO: A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a confirmação desses casos, em Pernambuco, só reforça a importância de a população manter a caderneta de vacinação corretamente atualizada (Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem)

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) e a Secretaria de Saúde do Recife confirmam mais dois casos de sarampo na capital pernambucana. As ocorrências foram em dois adolescentes, de 13 (sexo masculino) e 19 anos (sexo feminino), parentes dos outros dois casos confirmados anteriormente (menina de 2 anos e homem de 27, com histórico de viagem no início de julho para Manaus, área onde está circulando o vírus). A quinta pessoa investigada, uma mulher de 42 anos que tinha relação com o grupo familiar, foi descartada para o sarampo. As análises laboratoriais foram realizadas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ).

O Estado de Pernambuco já notificou este ano 128 casos suspeitos de sarampo. Desse total, 74 foram descartados, quatro confirmados e os demais estão em investigação. Antes de 2018, foram confirmados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de um caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999, com 240 casos.

É importante ressaltar que todos os quatro casos confirmados são do mesmo grupo investigado desde o início de julho. Até o momento, não foi notificado nenhum outro caso secundário oriundo dessas ocorrências, o que sugere a quebra da cadeia de transmissão.

As Secretarias de Saúde ratificam que, logo após a notificação dos casos, as medidas de vigilância e controle foram executadas. Todos os órgãos continuam vigilantes para a situação e reforçam com os serviços de saúde a necessidade da notificação imediata de um caso suspeito, para que as medidas sejam realizadas e, com isso, possa ser quebrada a cadeia de transmissão.

Imunização

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a confirmação desses casos no Estado só reforça a importância da população manter a caderneta de vacinação corretamente atualizada. Atualmente, acontece a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que segue até 31 de agosto. Até o momento, foram vacinados 475.703 (87,42%) contra a poliomielite e 474.077 (87,12%) contra o sarampo. O público total é de 544.178 meninos e meninas entre 1 ano e menores de 5 anos, que devem ser imunizados de forma indiscriminada, ou seja, independentemente do histórico vacinal. No Recife, foram vacinados 71.908 (89,85%) contra poliomielite e 72.045 (90,03%) contra o sarampo. O público total na capital pernambucana é de 80.027 crianças. Tanto o Estado quanto o Recife estão com índice de vacinação acima do percentual nacional, de 73%.

O Ministério da Saúde (MS) informou nesta semana a recomendação para um novo Dia D no próximo sábado (1º/9) nos municípios que ainda não atingiram meta. Em Pernambuco, 40 municípios já atingiram a meta mínima de 95% para poliomielite e sarampo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ratifica a recomendação do MS e informa que continuará monitorando as coberturas vacinais até a sexta (31/8) para dar as orientações necessárias aos municípios.

Rotina

Além da Campanha Nacional de Vacinação, a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, é disponibilizada de rotina nos postos de saúde para o público de até 49 anos. Na rotina, ela deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Para crianças acima de 2 anos e jovens e adultos até os 29 anos, não vacinados anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar uma dose da tríplice. Profissionais de saúde não vacinados devem tomar duas doses com a vacina tríplice viral, independentemente da idade. Essas doses são disponibilizadas durante todo o ano nos postos de vacinação de todos os municípios.