Beber uma taça de vinho ou um copo de cerveja por dia aumenta taxa de mortalidade, aponta estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/08/2018 às 16:46
Beber, mesmo que seja só uma taça de vinho por dia, é um risco para a saúde (Foto: Freepik)
Beber, mesmo que seja só uma taça de vinho por dia, é um risco para a saúde (Foto: Freepik) FOTO: Beber, mesmo que seja só uma taça de vinho por dia, é um risco para a saúde (Foto: Freepik)

Da AFP

Beber, mesmo que seja apenas uma taça de vinho ou um copo de cerveja por dia, é um risco para a saúde, segundo um amplo estudo sobre a frequência e o impacto do consumo de álcool, que é responsável por três milhões de mortes por ano no mundo.

Uma em cada três pessoas que consomem álcool morre por ano em decorrência de problemas de saúde relacionados à bebida. Destes, 2,2% são mulheres e 6,8%, homens, segundo um estudo que advoga pelo "zero álcool". O mundo conta com 2,4 bilhões de bebedores, 63% deles homens.

O estudo, publicado na sexta-feira pela revista médica The Lancet, avalia os níveis de consumo de álcool e seus efeitos na saúde em 195 países entre 1990 e 2016. O álcool causou 2,8 milhões de mortes em 2016, assinala a pesquisa.

Em 2016, o consumo de álcool era o sétimo fator de risco de morte prematura e de invalidez no mundo, e a principal causa de morte entre as pessoas com entre 15 e 49 anos (acidentes em estrada, suicídios, tuberculose). As bebidas alcoólicas estão relacionadas com uma em cada 10 mortes desta faixa etária. A partir dos 50 anos, o câncer representa a principal causa de mortes associadas ao álcool.

Beber um copo por dia durante um ano aumenta em 0,5% (entre as pessoas de 15 a 95 anos) o risco de sofrer um dos 23 problemas relacionados com o álcool: câncer, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), cirrose, acidentes, e violência, consideram os autores. Isso significa que a taxa de mortalidade no mundo aumenta em 100 mil casos por ano por um copo por dia, detalha a médica Emmanuela Gakidou, do Instituto de Metrologia e Avaliação da Saúde (IHME, Universidade de Washington), coautora do estudo. "Os riscos para a saúde associados ao álcool são enormes", assegura.

Segundo a médica, esses resultados reforçam outras pesquisas recentes, que destacaram "correlações claras e convincentes entre o consumo de álcool e a morte prematura, o câncer e os problemas cardiovasculares". Para ela, é mito a premissa de que um ou dois copos por dia é bom. "Apenas o 'álcool zero' minimiza o risco global de doenças, ressalta.