Evento gratuito na UFPE tira dúvidas de pessoas que sofrem com dor de cabeça

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/08/2018 às 17:36
Entre os sintomas da enxaqueca, estão dor em apenas um lado e de forma latejante; com intensidade moderada a forte; com intolerância a barulho e a luz; e associada a enjoo (Foto ilustrativa: Free Images)
Entre os sintomas da enxaqueca, estão dor em apenas um lado e de forma latejante; com intensidade moderada a forte; com intolerância a barulho e a luz; e associada a enjoo (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Entre os sintomas da enxaqueca, estão dor em apenas um lado e de forma latejante; com intensidade moderada a forte; com intolerância a barulho e a luz; e associada a enjoo (Foto ilustrativa: Free Images)

Pessoas que sofrem com dor de cabeça e seus familiares podem participar, no dia 27 de agosto, da sessão Dor de cabeça? Fale com um especialista!, às 9h, no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail: [email protected].

As vagas são limitadas. A atividade é uma atividade de extensão coordenada pelo professor Pedro Augusto Sampaio Rocha Filho, do Departamento de Neuropsiquiatria da UFPE.

Saiba mais

Seja acompanhada de aura ou qualquer desconforto sentido na cabeça, a cefaleia causa mal-estar e atrapalha a qualidade de vida. Quem se percebe nessa descrição certamente está longe, mas muito longe, de ser um dos poucos que se queixam das crises. Os resultados de uma pesquisa da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) atestam que o problema é frequente e, para muita gente, persistente – ou seja, parece não ter prazo para acabar. Das 2.318 pessoas que participaram do levantamento, divulgado como parte das atividades do Dia Nacional de Combate à Cefaleia (termo científico para dor de cabeça), 97% alegam que passaram pelo incômodo no último ano.

Leia também:

Enxaqueca com aura? Entenda quando a perda parcial do campo da visão chega antes da dor de cabeça

Entre aqueles que sofrem com enxaqueca (um dos tipos mais comuns de dor de cabeça e que afeta 1.912 dos entrevistados), dois dados chamam a atenção: 966 padecem de incômodos crônicos, que dão as caras mais do que 15 dias por mês. Deste grupo, 721 abusam dos analgésicos – um hábito perigoso e que funciona como uma faca de dois gumes.