Melanoma: cientistas desenvolvem exame de sangue para detectar doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/07/2018 às 14:15
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Pesquisadores da Austrália anunciaram na última quarta-feira (18) um novo tipo de teste sanguíneo que poderá ser capaz de detectar melanoma em sua etapa inicial. A descoberta poderá salvar vidas, pois o melanoma é um tipo de câncer de pele extremamente agressivo.

De acordo com cientistas da Universidade Edith Cowan, cujo trabalho foi publicado pela revista Oncotarget, a descoberta poderá ajudar os médicos de todo o mundo a detectar a doença antes que ela se espalhe para o resto do corpo, tornando-se mais resistente aos futuros tratamentos.

Participaram da pesquisa cerca de 105 pacientes com melanoma e 104 pessoas saudáveis. O novo experimento permitiu o diagnóstico precoce do melanoma em 79% dos casos, segundo os autores da pesquisa.

"Este teste sanguíneo é muito promissor como detector potencial porque pode identificar o melanoma em sua etapa inicial, quando ainda pode ser tratado", afirmou Pauline Zaenker, a principal pesquisadora, em um comunicado.

"Os pacientes cujo melanoma é detectado em um estado precoce têm uma taxa de sobrevida de cinco anos entre 90% e 99%", afirmou Zaenker. Caso contrário, a taxa de sobrevivência cai para 50%.

A equipe ainda trabalha na pesquisa e está preparando um trabalho clínico com duração de cerca de três anos para validar as conclusões e dispor de um teste que possa ser utilizado pelos médicos ao redor do mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três tipos de câncer pelo mundo é de pele. A Austrália é o país com uma das maiores prevalências de melanoma no mundo.

Com informações da AFP.