Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo começa em 6 de agosto

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/07/2018 às 18:07
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Com o ressurgimento de casos de poliomielite e de sarampo em algumas regiões do País, o Ministério da Saúde irá realizar a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (conhecida também como paralisia infantil) e Sarampo. A ação acontecerá entre os dias 6 a 31 de agosto, tendo o dia 18 como dia de mobilização nacional – o “Dia D”.

A campanha terá como o único público-alvo, crianças com idade a partir de 1 ano até menores de 5 anos, independente da situação vacinal. No caso da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), os demais públicos-alvo só devem tomar a vacina no serviço de rotina, caso não tenham completado o esquema de vacinação.

A tríplice viral é aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além dos profissionais de saúde de qualquer idade. A população em geral entre 30 e 49 anos deve tomar apenas 1 dose.

Conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por vírus, e contagiosa. A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a única forma capaz de erradicação da doença.

O Sarampo também é uma doença viral, infecciosa e transmissível. A transmissão pode ocorrer de forma direta, por meio de tosse, espirro, falar ou respirar e pode ser evitada por meio da vacinação. A doença já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no país e pode deixar sequelas neurológicas. O vírus provoca manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal.

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil tem 67 casos confirmados de Sarampo e que o País enfrenta um surto em dois estados: em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (17), foram confirmados 444 casos da doença no Amazonas e 216 em Roraima. Outros 2.689 permanecem em investigação nos dois estados.