PE registra mais 58 casos de síndrome respiratória aguda grave em 15 dias

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/04/2018 às 16:22
O Brasil está a seis dias do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)
O Brasil está a seis dias do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação) FOTO: O Brasil está a seis dias do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

Nos três primeiros meses deste ano, Pernambuco registrou 232 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) - um deles foi positivo para o vírus H1N1. O número foi divulgado, na tarde desta terça-feira (17), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), com base no balanço de influenza em Pernambuco que considera dados até a 13ª semana epidemiológico - ou seja, até 31 de março. Os casos de SRAG representam um aumento de 58 casos, em comparação com a 11ª semana (até 17 de março), quando foram registradas 174 ocorrências da síndrome.

Leia também:

Tomou a vacina contra gripe e adoeceu? Infectologista explica por que isso acontece

No mesmo período de 2017, foram 390 ocorrências, com 39 casos do vírus H3N2, 5 de influenza B, 2 do vírus sincicial respiratório (VSR) e 1 de parainfluenza. Comparando os dois anos, houve uma diminuição de 40,5% nos casos de SRAG em 2018, segundo a SES.

Assista ao programa na TV JC sobre influenza:

No caso da síndrome gripal, que engloba os casos leves de infecção pelos vírus respiratórios, o Estado faz o acompanhamento em quatro unidades sentinelas, localizadas no Recife (3) e em Jaboatão dos Guararapes (1). Nessas unidades, semanalmente, são realizadas algumas coletas de amostras dos pacientes para identificar os vírus em circulação no Estado. Também até o dia 31 de março, já foram confirmados 2 casos de H1N1, 1 de influenza B e 1 de influenza H3N2.

Campanha

Esses dados são divulgados a seis dias do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, de dias 23 de abril a 1º de junho. A vacina protege contra os três vírus em circulação: influenza A(H1N1), influenza A(H3N2) e influenza B. A imunização é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos a até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.