Praça do Derby sedia o Plantão da Voz nesta segunda; casos de rouquidão e pigarro recebem atendimento

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/04/2018 às 11:37
Não realize competição sonora. Quando se está em lugar com ruídos de fundo, não se percebe o quão alto se fala. Preste atenção em como a garganta se ressente nestas situações, pois geralmente há sensação de ressecamento e irritação antes de se notar o esforço vocal (Foto ilustrativa: Freepik)
Não realize competição sonora. Quando se está em lugar com ruídos de fundo, não se percebe o quão alto se fala. Preste atenção em como a garganta se ressente nestas situações, pois geralmente há sensação de ressecamento e irritação antes de se notar o esforço vocal (Foto ilustrativa: Freepik) FOTO: Não realize competição sonora. Quando se está em lugar com ruídos de fundo, não se percebe o quão alto se fala. Preste atenção em como a garganta se ressente nestas situações, pois geralmente há sensação de ressecamento e irritação antes de se notar o esforço vocal (Foto ilustrativa: Freepik)

Fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas realizam atendimento e orientação, nesta segunda-feira (16), das 8h às 16h, no Dia Mundial da Voz. Neste ano, no Recife, o Plantão da Voz (serviço de avaliação vocal, orientações e encaminhamentos para realizações de vídeoslaringoscopias) é realizado na Praça do Derby, área central da cidade.

Leia também: 

Pigarro, rouquidão e fumo: saiba por que eles são sinais de alerta para problemas na voz

O objetivo do Plantão da Voz é disseminar a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso, a fim de orientar sobre cuidados específicos em cada fase da vida e prevenir doenças vocais. Por isso, quem sente rouquidão por mais de 15 dias, cansaço e/ou esforço para falar, pigarro constante, voz sumindo ou falhando e perda súbita da voz pode se dirigir ao Plantão da Voz para receber as orientações necessárias.

Como nos últimos anos, apenas os casos mais graves serão encaminhados para realização gratuita de videolaringoscopia no Imip, Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Hospital Agamenon Magalhães, Fundação Altino Ventura, Otocenter Recife, Hope Otorrino Shopping Guararapes e Ilha do Leite, Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Policlínica Gouveia de Barros. Em parceria com Ceasa, Compesa, Água Mineral Santa Joana, Prefeitura de Caruaru, Prefeitura da Cidade do Recife, a Liga de Voz fornece ao público presente, além de materiais gráficos com orientações sobre cuidados com a voz, água mineral e maçã.