Pernambuco já identifica circulação de três vírus da gripe: H1N1, H3N2 e B

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/04/2018 às 15:48
Até 17 de março, dos 174 casos de síndrome respiratória aguda grave, um caso foi positivo para H1N1 (Foto ilustrativa: Pixabay)
Até 17 de março, dos 174 casos de síndrome respiratória aguda grave, um caso foi positivo para H1N1 (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Até 17 de março, dos 174 casos de síndrome respiratória aguda grave, um caso foi positivo para H1N1 (Foto ilustrativa: Pixabay)

Neste ano, até o dia 17 de março, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já identificou a circulação de três vírus da influenza em Pernambuco: A(H1N1), A(H3N2) e B. Esses vírus também já foram isolados em outros Estados brasileiros e países da América, segundo boletins recentes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Dados do mais recente boletim epidemiológico de Pernambuco revelam que, até o dia 17 de março, dos 174 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), um caso foi positivo para H1N1. No mesmo período de 2017, foram 264 ocorrências de SRAG, com 31 casos de H3N2, 5 de influenza B e 2 do vírus sincicial respiratório (VSR).

Leia também: 

PE registra mais de 3 mil casos de síndrome gripal nos três primeiros meses de 2018

Os casos de SRAG são caracterizados por quadros de agravamento da infecção pelos vírus respiratórios, o que exige internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado a desconforto respiratório.

Comparando os dois anos (2017 e 2018), houve uma diminuição de 34% nos casos de SRAG este ano. “Estamos com menos casos do que em 2017, mas continuamos atentos para realizar as medidas necessárias sempre que for preciso. A população também deve procurar imediatamente um serviço de saúde caso surjam os sintomas característicos da SRAG ou síndrome gripal”, afirma a gerente de Prevenção de Doenças Imunopreveníveis da SES, Ana Antunes.

No caso da síndrome gripal, que engloba os casos leves, o Estado faz o acompanhamento em quatro unidades sentinelas, localizadas no Recife (3) e em Jaboatão dos Guararapes (1). Nessas unidades, semanalmente, são realizadas coletas de amostras dos pacientes para identificar os vírus em circulação no Estado. Também até o dia 17 de março, já foi confirmado um caso de influenza B, 1 de influenza A(H1N1) e 1 de influenza A(H3N2).

Vacinação

Entre os dias 23 de abril e 1º de junho, o Brasil realiza a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A vacina protege contra os três vírus em circulação em Pernambuco: influenza A(H1N1), influenza A(H3N2) e influenza B. A imunização é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos a até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.