PE investiga 7 mortes por suspeita de arboviroses e 2.370 casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/03/2018 às 12:13
Aedes aegypti transmite chicungunha, zika e dengue (Foto ilustrativa: Pixabay)
Aedes aegypti transmite chicungunha, zika e dengue (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Aedes aegypti transmite chicungunha, zika e dengue (Foto ilustrativa: Pixabay)

O 12º balanço de 2018 de dengue, chicungunha e zika, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), revela a investigação de sete mortes suspeitas por arboviroses em Pernambuco. As notificações dos óbitos são de municípios do Grande Recife (Moreno, Paulista, Goiana e Jaboatão dos Guararapes - este último tem dois registros), da Mata Sul (Ribeirão) e do Agreste do Estado (Pesqueira). Além disso, um dos óbitos notificados este ano (menino de 1 ano, de Iguaracy, Sertão de Pernambuco) foi descartado como associado a arboviroses.

Leia o especial Zika em Mil Dias: www.jc.com.br/zikaemmildias

O boletim epidemiológico também mostra que 2.370 casos de doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chicungunha e zika) permanecem em investigação. Os dados consideram os registros de 2018 feitos até 24 de março.

As outras sete mortes permanecem em análise e serão confirmadas ou descartadas pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses. Segundo protocolo, é feita investigação domiciliar e hospitalar da morte e das informações complementares do quadro clínico dos pacientes.

O boletim ainda revela que o índice de infestação predial do 2º ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Pela análise, 155 municípios pernambucanos estão em risco de surto e alerta de arboviroses e 24 em situação satisfatória. Outras cinco cidades (Buíque, Garanhuns, São Lourenço da Mata, Sertânia e Tracunhaém) não informaram dados.