CVV: serviço de prevenção ao suicídio implementa número gratuito em PE

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/03/2018 às 15:13
A partir de 31 de março, Pernambuco e mais seis Estados vão aderir ao serviço gratuito do CVV de prevenção ao suicídio (Foto: Agência Brasil)
A partir de 31 de março, Pernambuco e mais seis Estados vão aderir ao serviço gratuito do CVV de prevenção ao suicídio (Foto: Agência Brasil) FOTO: A partir de 31 de março, Pernambuco e mais seis Estados vão aderir ao serviço gratuito do CVV de prevenção ao suicídio (Foto: Agência Brasil)

No mesmo mês em que completa 56 anos de atuação ininterrupta no Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) programa a terceira fase de expansão do 188, primeiro número telefônico sem custo de ligação para prevenção ao suicídio. Resultado de um convênio com o Ministério da Saúde, a linha passará a funcionar, a partir de 31 de março, em mais sete estados - e Pernambuco é um deles. No total, serão 22 estados mais o Distrito Federal com acesso 188 sem restrição de dia e hora, inclusive nos feriados.

Leia também:

Prevenção ao suicídio: CVV oferece curso gratuito para quem deseja ser voluntário do serviço

“O 188 estará acessível para oito de cada 10 brasileiros. Em algumas regiões ainda não atendidas por esse número, o CVV já opera há anos com o 141, que oferece o mesmo serviço, porém com o custo de ligação local,” comenta o presidente do CVV, Robert Gellert Paris Junior.

"O CVV é procurado por diversos tipos de pessoas, inclusive crianças. Entre os sentimentos relatados, estão solidão, tristeza e angústia. Mas o serviço também é procurado por pessoas que querem agradecer ou até mesmo falar de suas conquistas", pontua a coordenadora do Posto CVV Recife, Norma Suely.

Assista ao programa, na TV JC, com a participação de Airton Siqueira, do CVV:

Nesta terceira etapa, serão contemplados, além de Pernambuco, os estados de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Somente Bahia, Maranhão, Pará e Paraná ainda não têm acesso ao 188. A implantação, nesses Estados, deve ocorrer em junho deste ano. Ligações para o 141 serão redirecionadas, através de secretaria eletrônica, para o número 188.

Histórico

Criada na capital paulista por um pequeno grupo de pessoas preocupadas com o aumento dos casos de suicídio, a entidade é formada por cerca de 2,4 mil voluntários que atuam principalmente nos 80 postos de atendimento em todas as regiões do País. Em 2017, a entidade atingiu recorde de ligações, com cerca de 2 milhões de atendimentos.