'Mais do que causar malformação, o zika leva a um transtorno do desenvolvimento', diz neuropediatra

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/03/2018 às 10:15
"O zika infecta principalmente a célula progenitora neural, aquela que vai formar o cérebro", frisa a neuropediatra Vanessa Van Der Linden, em entrevista para o especial Zika em Mil Dias (Foto: Leo Motta/JC Imagem)
"O zika infecta principalmente a célula progenitora neural, aquela que vai formar o cérebro", frisa a neuropediatra Vanessa Van Der Linden, em entrevista para o especial Zika em Mil Dias (Foto: Leo Motta/JC Imagem) FOTO: "O zika infecta principalmente a célula progenitora neural, aquela que vai formar o cérebro", frisa a neuropediatra Vanessa Van Der Linden, em entrevista para o especial Zika em Mil Dias (Foto: Leo Motta/JC Imagem)

No especial Zika em Mil Dias, a neuropediatra Vanessa Van Der Linden conversa com a jornalista Cinthya Leite sobre o potencial de desenvolvimento das crianças com microcefalia e outras complicações ligadas à síndrome congênita do zika, que se manifesta em amplo espectro. "Imagina-se que há fatores genéticos envolvidos na gravidade dos casos", acredita Vanessa, uma das primeiras especialistas a estabelecerem a associação entre o zika vírus e a explosão dos casos de microcefalia.

Confira a entrevista completa: www.jc.com.br/zikaemmildias

Na entrevista, ela destaca que não é só a fase da gestação (em que zika começou a atuar) que deve ser considerada para investigar a gravidade dos casos. "Claro que, quanto mais cedo na gravidez é a ação do vírus, mais se interfere em fases precoces do desenvolvimento do cérebro. Sabemos que o zika infecta principalmente a célula progenitora neural, aquela que vai formar o cérebro. Então, uma das coisas que a gente mais vê como consequência do zika é a malformação do cérebro. E mais do que destruição, o vírus leva a um transtorno do desenvolvimento", frisa Vanessa.

Leia também: 

Zika em Mil Dias: conheça Helloá, que deixou de lado óculos com grau de 10 graças à reabilitação visual

Após 1º pico de zika, dúvida persiste: qual o risco de gestante se infectar e dar à luz um bebê com microcefalia?

Ela acrescenta que um trabalho invitro analisou o zika infectando três células: a progenitora neuronal, a neuronal jovem e a neuronal adulta. "O vírus é capaz de infectar todas, mas atua de forma mais grave e agressiva na célula progenitora neuronal. É como se existisse um neurotropismo (predileção pelo sistema nervoso) maior pela célula imatura", acrescenta a neuropediatra.