Sábado é dia de brincadeiras e cuidados com a saúde das crianças no Parque da Jaqueira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/03/2018 às 9:54
O evento 'Pediatras no Parque', promovido pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco no Parque da Jaqueira, é gratuito e promoverá atendimento e atividades de lazer para pais e filhos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação)
O evento 'Pediatras no Parque', promovido pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco no Parque da Jaqueira, é gratuito e promoverá atendimento e atividades de lazer para pais e filhos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação) FOTO: O evento 'Pediatras no Parque', promovido pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco no Parque da Jaqueira, é gratuito e promoverá atendimento e atividades de lazer para pais e filhos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação)

Pais e filhos poderão participar, neste sábado (10), de uma programação gratuita educativa, lúdica e interativa no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife. A ação é da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), que promove a ação Pediatras no Parque, com o objetivo de informar e prestar serviços de saúde para adultos e crianças. O evento é aberto ao público e acontecerá das 9h às 13h, com a presença de profissionais da saúde, que vão tirar as dúvidas sobre a prevenção e cuidados com o bem-estar na infância. Atividades físicas para pais e filhos, contação de história e workshops sobre alimentação saudável na infância completam a programação.

Leia também: 

TV JC: Pediatra Marcello Pontual orienta sobre cuidados com as crianças nas férias

Pediatra explica por que infecções virais e bacterianas são mais comuns no início da vida escolar das crianças

Prevenção de arboviroses com o uso de repelentes, a importância do brincar para as crianças e a utilização das mídias digitais de forma adequada são alguns dos temas centrais a serem abordados pelos pediatras, no Eco Núcleo do parque. Os médicos também prestarão serviço de atendimento às crianças, aferindo peso, altura e o índice de massa corporal (IMC) para averiguar se os pequenos vêm crescendo de acordo com os indicadores sugeridos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“É de extrema importância a realização desse tipo de evento, pois aproxima os médicos da comunidade, facilitando a troca de informações essenciais para a saúde de toda a família. O uso das mídias sociais, por exemplo, é um assunto que está sendo bastante discutido entre profissionais e os pais. Muitas pessoas não sabem que o excesso de uso dos dispositivos digitais pode desencadear obesidade, perda do sono e distúrbio de atenção entre crianças e adolescentes”, alerta o presidente da Sopepe, Eduardo Jorge Fonseca.

Alimentação também é um assunto que ainda causa muitas dúvidas entre pais e responsáveis, por isso, dois workshops sobre alimentação saudável serão ministrados por uma equipe multidisciplinar no encontro. Os especialistas vão falar sobre introdução alimentar, quando começar a introduzir alimentos sólidos na dieta infantil, e o preparo de lanches saudáveis para que as crianças levem à escola, o que se deve ou não comprar para compor a refeição.

Na Academia da Cidade do Parque da Jaqueira, espaço destinado à prática de exercícios, educadores físicos e pediatras vão ensinar pais e filhos a se divertirem juntos, com brincadeiras e atividades físicas lúdicas. Para a diversão da criançada, monitores do Eco Núcleo também farão contação de histórias.