publicidade
09/02/18
No aeroporto, população recebe folhetos que trazem informações sobre febre amarela (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)
No aeroporto, população recebe folhetos que trazem informações sobre febre amarela (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

Carnaval: TIP e Aeroporto do Recife recebem ação educativa sobre febre amarela

09 / fev
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 09/02/2018 às 11:19

Nesta sexta-feira (9) e no Sábado de Zé Pereira (10/2), dias de maior fluxo de chegada de foliões a Pernambuco, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), distribui folhetos informativos sobre febre amarela no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), na Várzea,Zona Oeste do Recife, e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (embarque e desembarque), na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. As atividades ocorrem, em ambos os dias, das 8h às 17h.

Leia também:

Ministério da Saúde lista 5 fatores para explicar o baixíssimo risco de febre amarela urbana no Brasil

Vai caprichar na maquiagem para a folia? Veja dicas para evitar alergias, infecções e arranhões na córnea

A expectativa é distribuir 10 mil folhetos, que trazem informações sobre como a doença é transmitida, sintomas, o que fazer em caso de suspeita e prevenção. Além do material sobre febre amarela, também será entregue a Cartilha da Saúde, que traz a rede de emergência e dicas importantes para o período. A população ainda recebe folheto sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) e camisinhas.

Não é área de risco

Pernambuco não é área de transmissão da febre amarela e também não registra casos confirmados da doença desde a década de 1930. Mesmo assim, o Estado está atuando para comunicar a população e os turistas sobre a doença. A SES também está pronta para, surgindo um caso suspeito, realizar todas as ações de vigilância e assistência à saúde.

Por não haver circulação do vírus, o Ministério da Saúde (MS) considera Pernambuco como área sem recomendação de vacina (ASRV). Sendo assim, não há a necessidade de vacinação para seus residentes. A vacina só é indicada para aqueles que viajarão, por motivo de férias ou trabalho, para as áreas com recomendação de vacina (ACRV) devido ao risco de transmissão – verificar as áreas no site do MS (goo.gl/G4wZnu).

Saiba sobre a doença

O que é: Doença infecciosa febril aguda causada por vírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, e transmitida pelo mosquito Haemagogus ou Sabethes, que têm hábitos silvestres

Sinais e sintomas: Febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (gengivas, nariz, estômago, intestino e urina)

Prevenção e controle: A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. Ela só é indicada para os moradores de Pernambuco que irão viajar para áreas que tenham recomendação para vacinar pelo Ministério da Saúde


FECHAR