Sem dúvidas: o que você precisa saber sobre a febre amarela

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/01/2018 às 15:56
Não é todo mundo que pode se vacinar contra febre amarela. Recomenda-se que pessoas acima dos 60 anos e gestantes, por exemplo, passem por uma avaliação médica para saber se podem se imunizar. Esses grupos merecem atenção porque têm riscos de apresentar reações adversas (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
Não é todo mundo que pode se vacinar contra febre amarela. Recomenda-se que pessoas acima dos 60 anos e gestantes, por exemplo, passem por uma avaliação médica para saber se podem se imunizar. Esses grupos merecem atenção porque têm riscos de apresentar reações adversas (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem) FOTO: Não é todo mundo que pode se vacinar contra febre amarela. Recomenda-se que pessoas acima dos 60 anos e gestantes, por exemplo, passem por uma avaliação médica para saber se podem se imunizar. Esses grupos merecem atenção porque têm riscos de apresentar reações adversas (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Uma doença, uma vacina e um mar de dúvidas. Essa combinação marcou a última semana, com o anúncio da investigação de dois casos suspeitos de febre amarela em Pernambuco. Segundo autoridades de saúde e médicos, ambos os registros têm pouquíssimas chances de serem confirmados porque os pacientes apresentaram sintomas pouco característicos da infecção por um vírus que não circula no Estado. Eles são pernambucanos que passaram por áreas de risco transmissão da doença e que exigem vacinação.

Leia também:

Febre amarela: PE solicita 10 mil doses extras de vacina ao Ministério da Saúde

Clínicas particulares só devem receber vacina contra a febre amarela no fim de fevereiro

Febre amarela: saiba onde se vacinar no Recife

É justamente a corrida pela imunização (em alguns casos, sem justificativa) que tem causado inquietação. Como a vacina é a forma mais eficaz de proteção, há quem se sinta desamparado se não for imunizado. Mas é importante saber que, em algumas situações, a pessoa pode estar mais reguardada se não for vacinada e adotar outras medidas de proteção.

Afinal, não é todo mundo que pode receber a aplicação. Há condições de saúde que aumentam o risco de complicações decorrentes da imunização, como alergia a ovos e derivados, defesas baixas relacionadas à infecção pelo HIV ou à quimioterapia.

Segundo a infectologista Sylvia Hinrichsen, pessoas que vivem com doenças autoimunes devem passar por um acompanhamento individual para saber se podem se vacinar contra febre amarela (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

“Crianças com menos de três anos, idosos, pessoas que fazem uso de corticoide e de imunossupressor (medicação que bloqueia a resposta do sistema de defesa), além de outros casos, devem passar por uma avaliação médica criteriosa por causa do risco que têm de apresentar possíveis efeitos colaterais à vacina contra febre amarela”, explicou a infectologista Sylvia Hinrichse, do Hospital Jayme da Fonte, durante entrevista ao programa Casa Saudável, transmitido no último dia 18 na TV JC.

Assista ao programa sobre o tema na TV JC:

Questionada por uma internauta sobre a possibilidade de pessoas que vivem com doenças autoimunes se imunizarem, a médica esclareceu que é necessária um acompanhamento individual desses pacientes. “Eles devem ser examinados previamente antes de se vacinarem. Fazem parte desse grupo pessoas com diabetes tipo 1, lúpus e artrite reumatoide, como também aquelas que passaram por transplantes. Diante de casos dessa natureza, pergunto aos pacientes se a viagem (a uma área de risco de transmissão da febre amarela) é realmente necessária ou se pode ser evitada para que a imunização seja dispensada.”

Para quem vive em locais onde há a circulação do vírus e não deve se vacinar por questões de saúde, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda outras formas de prevenção de picada de mosquitos, como uso de camisas de mangas longas e calças compridas, aplicação de repelentes seguros e eficazes, além de permanência em lugares fechados com ar-condicionado ou que tenham janelas e portas com tela que evitam a entrada de mosquitos. Ou seja, vale seguir o bom senso e passar longe dos motivos para pânico.