Febre amarela: saiba onde se vacinar no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/01/2018 às 13:34
Para receber a aplicação da vacina, é preciso apresentar um comprovante de viagem a áreas de risco de transmissão da febre amarela (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
Para receber a aplicação da vacina, é preciso apresentar um comprovante de viagem a áreas de risco de transmissão da febre amarela (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: Para receber a aplicação da vacina, é preciso apresentar um comprovante de viagem a áreas de risco de transmissão da febre amarela (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

O vírus de febre amarela nunca deixou de circular no Brasil na forma silvestre. A cada ciclo de aproximadamente sete anos, há um aumento de casos em locais além da região da Amazônia.  Não há um tratamento específico para a doença. Por isso, a medida mais eficaz é a vacinação, oferecida pela rede pública de saúde. O Recife recebe, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 2 mil doses do produto a cada mês. Até a terça-feira (16), 75% do estoque mensal já havia sido aplicado nos postos de saúde da cidade. Para receber a vacina, é preciso apresentar um comprovante de viagem (como o recibo de compra de passagem ou o documento de reserva do hotel) a áreas de risco de transmissão da doença.

Leia também: 

Febre amarela: Pernambuco investiga segundo caso da doença desde os anos 1930

"A procura pela vacina tem aumentado bastante, especialmente depois das ocorrências da doença em municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro (Estados que farão campanha, assim como a Bahia). O Recife tem muitos voos para essas capitais e, por isso, as pessoas têm procurado os postos para a vacinação”, informa a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

A imunização é essencial para quem mora ou viaja a áreas endêmicas dentro do País, como a Estados que têm municípios com recomendação de vacinação. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Onde se vacinar no Recife (postos de saúde):

Área central

– Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro

Zona Norte

– Policlínica Amaury Coutinho, em Campina do Barreto

– Unidade de Saúde da Família Professor Monteiro Moraes, em Beberibe

– Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), na Encruzilhada

– Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira

– Policlínica Clementino Fraga, em Vasco da Gama

Zona Oeste

– Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena

– Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados

– Hospital Geral de Areias, na Estância

Zona Sul

– Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem

– Centro de Saúde Vereador Romildo José Ferreira Gomes, na Imbiribeira

– Unidade de Saúde da Família João Rodrigues, no Pina

Assista a programa, na TV JC, sobre febre amarela (exibido em 14/02/17):