Sesi oferece 4 mil exames de próstata e mama gratuitos em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/11/2017 às 11:22
Os exames serão realizados em sete municípios pernambucanos e acontecem sempre das 8h às 13h, nas unidades do Sesi (Foto ilustrativa: Pixabay)
Os exames serão realizados em sete municípios pernambucanos e acontecem sempre das 8h às 13h, nas unidades do Sesi (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Os exames serão realizados em sete municípios pernambucanos e acontecem sempre das 8h às 13h, nas unidades do Sesi (Foto ilustrativa: Pixabay)

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) reforça o trabalho de diagnóstico precoce do câncer de próstata e do câncer de mama no Estado. Serão oferecidos cerca de 4 mil exames gratuitos até 14 de dezembro. O atendimento começa, nesta semana, em Camaragibe, no Grande Recife, e Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Na capital pernambucana, os exames serão realizados nos dias 11 e 12 (mama) e nos dias 13 e 14 (próstata) no Sesi do Ibura, Zona Sul do Recife.

A ação também vai passar pelas seguintes cidades: Caruaru (Agreste), Moreno (Grande Recife), Araripina (Sertão), Recife e Escada (Zona da Mata Sul). Os exames acontecem sempre das 8h às 13h, nas unidades do Sesi de cada localidade. Para cada dia, são oferecidos 150 exames. Informações sobre datas da ação, em cada cidade, podem ser obtidas pelo telefone 0800 6009606.

Leia também:

Novembro Azul: câncer de próstata mata um homem a cada 38 minutos no Brasil

Câncer de mama: saiba o que é boato e o que é verdade sobre a mamografia

Podem se submeter aos exames qualquer pessoa a partir de 40 anos, mas os trabalhadores da indústria terão prioridade no atendimento. Quem tiver menos de 40 anos poderá realizar os exames, desde que leve um encaminhamento médico. No caso do exame de próstata, será necessário fazer jejum de quatro horas.

Para os homens, serão realizados os exames de ultrassonografia e, se necessário, o PSA, exame de sangue que complementa o diagnóstico da doença. Já para as mulheres serão oferecidos o ultrassom da mama e, quando necessário, mamografia.

"Essa ação faz parte do compromisso social do Sesi/PE em promover a qualidade de vida da população, especialmente do trabalhador da indústria. Por isso, temos atuado firmemente em facilitar o acesso de homens e mulheres aos exames necessários para obter um diagnóstico precoce do câncer de próstata e do câncer de mama. Isso aumenta as chances de cura em 90% e reduz as sequelas do tratamento", afirma o superintendente da entidade, Nilo Simões.

Para ser atendido, basta apresentar o CPF, a carteira de trabalho ou o crachá da empresa onde atua.