Fisioterapeuta explica como as terapias manuais ajudam a prevenir e aliviar dores

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/10/2017 às 11:03
"Podemos prevenir as disfunções antes de o
desgaste chegar às articulações", alerta o fisioterapeuta
Eduardo Vieira (Foto: Guga Matos/JC Imagem)
"Podemos prevenir as disfunções antes de o desgaste chegar às articulações", alerta o fisioterapeuta Eduardo Vieira (Foto: Guga Matos/JC Imagem) FOTO: "Podemos prevenir as disfunções antes de o desgaste chegar às articulações", alerta o fisioterapeuta Eduardo Vieira (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Muita gente só procura a fisioterapia para tratar problemas, como dor na coluna e no pescoço. Mas as terapias manuais também previnem essas disfunções, provocadas pela posição errada durante o sono, pelo uso em excesso do celular e pela má ergonomia no trabalho. “Podemos prevenir as disfunções antes de o desgaste chegar às articulações”, alerta o fisioterapeuta Eduardo Vieira, que trabalha, no Recife, com terapias manuais de origem americana e francesa, como osteopatia, quiropraxia e o método Busquet.

Assista ao vídeo com o especialista:

Dessa maneira, a fisioterapia desponta não só para reabilitar o organismo. Afinal, as técnicas terapêuticas manuais ajuda a tratar doenças e a também a preveni-las. Um dos princípios das terapias manuais é que o paciente deve ser avaliado como um todo, investigando-se dores e disfunções, com o intuito de detectar anormalidades do movimento, testar tecidos estruturais anatômicos e formar, em seguida, um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados da avaliação.

Leia também:

Síndrome do túnel do carpo pode surgir com a chicungunha? Médica responde essa e outras dúvidas

Mais que um recurso terapêutico, a ioga é um carinho na alma

Osteopatia + quiropraxia = mente sã num corpo são

"O nosso sistema neuromusculoesquelético se divide em componentes musculares, articulares e neurais. E para cada um deles, a terapia manual possui ferramentas específicas", revela Eduardo Viera.  Ele acrescenta que a terapia manual tem sido considerada um elemento-chave nas recentes diretrizes internacionais para o tratamento da dor lombar, por exemplo, pois 80% desse tipo de dor são inespecíficos - ou seja, não se sabe a causa.

O fisioterapeuta ainda destaca casos em que as dores lombares podem ser decorrentes da má alimentação, o que tende a provocar um aumento de gases na região do ventre, o que acaba alterando a pressão intra-abdominal, gerando no corpo fatores compensatórios, com a extensão e o aumento do tônus da coluna lombar. Isso demonstra como o corpo é totalmente interligado, e as dores geralmente podem ser provocadas pelo o que a gente nem imagina.