Casa Saudável é finalista do Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo sobre doenças reumáticas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/10/2017 às 21:08
Uma parcela dos que pacientes que adoecem por chicungunha e cronificam (sintomas com longa duração) desenvolverá doença reumatológica. Isso corresponde a 5% (Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem)
Uma parcela dos que pacientes que adoecem por chicungunha e cronificam (sintomas com longa duração) desenvolverá doença reumatológica. Isso corresponde a 5% (Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem) FOTO: Uma parcela dos que pacientes que adoecem por chicungunha e cronificam (sintomas com longa duração) desenvolverá doença reumatológica. Isso corresponde a 5% (Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem)

O blog Casa Saudável é um dos três finalistas, na categoria mídia online, do 3º Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo - Doenças Reumáticas, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), em parceria com a Pfizer. A premiação foi criada para valorizar reportagens que contribuam com a missão de levar ao público informações de qualidade sobre as doenças reumáticas. Os melhores trabalhos em cada categoria (mídia impressa, eletrônica e online) foram eleitos por um júri técnico e já estão submetidos a voto popular até 16 de outubro. A votação é online, por meio do portal do prêmio (www.premiojornalismosbrpfizer.com.br).

A reportagem Chicungunha: o que se sabe (e o que está em estudo) sobre o elo entre reumatismo e o vírus, de autoria da jornalista Cinthya Leite, foi publicada no dia 26 de agosto de 2017 e destaca como a chicungunha afetou a vida de milhares de brasileiros, além de ter deixado rastros que ainda perduram em até metade dos doentes infectados pelo vírus. Muitos ainda sentem dores intensas nas articulações e vivem alimentando a esperança de que possam se ver livres do sofrimento.

O programa O Consultório de Graça, da Rádio Jornal, também está na final do prêmio, na categoria mídia eletrônica, com a reportagem Chikungunya e doenças vasculares.

Serão eleitos três vencedores em cada uma das três categorias (mídia impressa, eletrônica e online).