Hospital Sírio-Libanês transmite debate na web sobre doenças cardiovasculares

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/09/2017 às 15:01
Talk show buscará incentivar hábitos de vida mais saudáveis e conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares (Foto ilustrativa: Pixabay)
Talk show buscará incentivar hábitos de vida mais saudáveis e conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Talk show buscará incentivar hábitos de vida mais saudáveis e conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares (Foto ilustrativa: Pixabay)

Para marcar o Dia Mundial do Coração, o Hospital Sírio-Libanês (HSL), em São Paulo, realizará nesta sexta-feira (29) um talk show para incentivar hábitos de vida mais saudáveis e conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares. A programação, com transmissão ao vivo pela fanpage do hospital no Facebook, acontecerá no Anfiteatro Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, a partir das 12h. Os interessados poderão participar do debate online enviando suas perguntas e comentários na página de transmissão do evento.

Leia também:

» Pacientes com doenças cardiovasculares são mais predispostos a complicações por gripe

» Homens são mais suscetíveis a doenças cardiovasculares, aponta estudo

» Diabetes favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

"Nosso objetivo é estimular as pessoas a adotarem hábitos de vida e alimentação saudáveis, além de alertar para a importância da realização da avaliação médica periódica. Com esta mudança de postura, as chances de evitar as doenças cardiovasculares crescem consideravelmente e refletem diretamente na melhora significativa da qualidade de vida", ressalta o médico Roberto Kalil Filho, diretor do Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês.

O debate será coordenado por Kalil Filho e contará com as presenças da médica Roberta Saretta, gerente de cardiologista do HSL, do médico Ibraim Masciarelli Francisco Pinto, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), além dos jornalistas Fernando Rocha e Mariana Ferrão e da jogadora de vôlei Sheilla Castro. A programação ainda inclui uma homenagem póstuma a Adib Jatene, referência da cardiologia brasileira.

Além do talk show, o HSL promoveu uma série de ações ao longo do mês, denominado Setembro Vermelho, voltadas ao esclarecimento da população. Com o mote "Xô Preguiça", o hotsite "Cuide do seu coração" ganhou oito novos vídeos sobre atividade física, a relação do diabetes com as doenças cardiovasculares, colesterol e dicas de alimentação. Os perfis do hospital nas redes sociais - Facebook, Google+, Linkedin e Youtube -- também divulgaram mensagens e permitiram a personalização do avatar dos usuários, contribuindo para a disseminação das mensagens.

Consideradas a principal causa de óbito em todo o mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas de doenças cardiovasculares. O tabagismo, o consumo de bebida alcoólica e a obesidade são considerados os principais vilões dentro dessa estatística.