Suicídio: Hospital das Clínicas realiza palestra gratuita nesta terça-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/09/2017 às 16:05
Debate gratuito sobre prevenção ao suicídio será realizado pelo serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Foto ilustrativa: Diego Nigro / JC Imagem)
Debate gratuito sobre prevenção ao suicídio será realizado pelo serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Foto ilustrativa: Diego Nigro / JC Imagem) FOTO: Debate gratuito sobre prevenção ao suicídio será realizado pelo serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Foto ilustrativa: Diego Nigro / JC Imagem)

O serviço de psicologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) realizará nesta terça-feira (26) uma palestra gratuita sobre o suicídio. O encontro, aberto ao público, acontecerá, das 10h às 12h, no auditório do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp), localizado 4º andar da unidade de saúde. Não é preciso se inscrever previamente para participar da programação.

Leia também:

» Dez sinais de alerta que ajudam na prevenção ao suicídio

» O peso da depressão no risco de suicídio: 44% dos recifenses com o transtorno já pensaram em morrer

» Prevenção ao suicídio: entenda por que é urgente quebrar o silêncio

» Prevenção ao suicídio: por que o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo

A palestra será ministrada pela psicóloga Josélia Quintas. A especialista deve debater com os participantes sobre a importância da conscientização sobre o tema, desmistificando o suicídio e reiterando a necessidade do engajamento de profissioansi de saúde nessa problemática. “O suicídio, assim como suas tentativas, apresenta características multifatoriais. É uma problemática muito mais complexa do que se imagina, e pode envolver fatores emocionais, sociais, psiquiátricos, orgânicos, existenciais e até espirituais”, comenta.

Do ponto de vista psicológico, o apoio para a prevenção do suicídio apoia-se no entendimento das especificidades do indivíduo que demonstra tendências para o suicídio, possibilitando novos padrões de comportamento e modificando a ideia distorcida de que a morte é a única saída para determinados tipos de problema pelo qual o indivíduo possa estar passando. "Seguindo esses passos, preza-se por mais maturidade e menos impulsividade nas ações do paciente, fazendo-o aceitando melhor nossa condição humana de temporalidade e finitude", ressalta a psicóloga.

Serviço

Palestra gratuita sobre o suicídio

Data: terça-feira, 26 de setembro

Horário: 10h às 12h

Local: auditório do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social do Hospital das Clínicas, 4º andar | Avenida Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife