Dia D de vacinação em crianças e adolescentes será neste sábado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/09/2017 às 16:40
Crianças e os adolescentes menores de 15 anos de idade poderão se vacinar contra várias doenças até o dia 22 de setembro (Foto: Irandi Souza / PCR)
Crianças e os adolescentes menores de 15 anos de idade poderão se vacinar contra várias doenças até o dia 22 de setembro (Foto: Irandi Souza / PCR) FOTO: Crianças e os adolescentes menores de 15 anos de idade poderão se vacinar contra várias doenças até o dia 22 de setembro (Foto: Irandi Souza / PCR)

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação em Pernambuco será neste sábado (16). No Recife, a abertura será na Upinha Dr Moacyr André Gomes, em Casa Amarela, Zona Norte da cidade. Este é um dos 170 postos de saúde na capital que receberão, das 8h às 17h, crianças e os adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). A campanha nacional irá até o dia 22 de setembro.

Leia também:

» Aplicativo gratuito ajuda a manter vacinação em dia

» Incidência de meningite é maior na infância. Especialista alerta para importância da vacinação

Atualmente, o calendário nacional de vacinação conta com 14 vacinas para as crianças e 5 para os adolescentes. Entre as vacinas que poderão ser aplicadas nas crianças, estão as das hepatites A e B, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), meningocócica C, BCG e as contra a poliomielite. Já para o público entre 7 e menores de 15 anos, há a dupla adulto (dT - difteria e tétano), hepatite B, meningocócica C e HPV.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.

“Para cada vacina é estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada dose e os intervalos ideais entre as elas. Se um esquema vacinal não for completado ou for realizado no tempo inadequado, a pessoa não ficará imune às doenças”, ressalta Ana Catarina de Melo, coordenadora do Programa Estadual de Imunização do órgão.

Olinda

Em Olinda, a abertura será no quiosque da Orla de Olinda, nas proximidades da praça do antigo quartel da Polícia do Exército, em Bairro Novo, das 8h às 17h, e contará com a presença do Zé Gotinha. O serviço de avaliação das cadernetas estará disponível em todos os postos e policlínicas de saúde da rede municipal. A ação termina no próximo dia 22 de setembro.